‘A piada mais absurda que poderíamos pensar no momento, e isso ainda é verdade’

Há 16 anos, a série “Os Simpsons” “adivinhou” que o empresário norte-americano Donald Trump seria presidente dos EUA. O candidato republicano superou a democrata Hillary Clinton e foi eleito após conseguir mais de 270 votos eleitorais na manhã desta quarta-feira (9).

No episódio “Bart to The Future”, que foi exibido em março de 2000, a personagem Lisa Simpson se torna presidente dos EUA após o mandato de Donald Trump e afirma que “herdou uma grande dívida” e que “o país estava quebrado” (assista à cena aqui em inglês).

 

 

 

 

Um dos escritores da série, Dan Greaney, disse ao “The Hollywood Reporter”, em março, que o episódio “foi um aviso para a América”. Já o criador dos Simpsons, Matt Groening, disse ao “Guardian” que era uma piada. “Nós previmos que ele seria presidente em 2000, mas Trump foi, naturalmente, a piada mais absurda que poderíamos pensar no momento, e isso ainda é verdade”, afirmou.

Durante campanha

Em 2015, outro episódio dos Simpsons brincou com a candidatura de Donald Trump, após o empresário anunciá-la. Em “Trumptastic Voyage”, o personagem Homer Simpson é “agarrado” pelo cabelo do republicano ao descer junto com ele a escada rolante da Trump Tower e “vê” o que o empresário pensa. Assista à cena em inglês.