Marcelo também está na final do programa

Depois de ser alvo de cozinheiros machistas no MasterChef Profissionais, da Band – entre eles Ivo, eliminado há uma semana do programa – a chef de cozinha Dayse está na final ao lado do cozinheiro Marcelo, que já declarou que quer derrubá-la a todo custo. Não adiantou a torcida contra de Marcelo, nem Ivo mandar a chef “varrer o chão”: a cozinheira está na final, tendo derrubado Dario. 

Após a disputa entre os três, em que Marcelo se deu melhor e subiu ao mezanino, uma prova tensa e com duração de três horas foi proposta, e o coulibiac de Dayse foi recebido principalmente com elogios pelo júri, apesar das críticas – o peixe passou do ponto e o molho não foi um dos melhores que a candidata já fez. Dário foi criticado pelo excesso de suculência do recheio, que fez a massa ficar úmida por dentro – além disso, a parte inferior do peixe ficou crua. Ele foi elogiado pelo sabor, mas não escapou ileso das observações dos chefs do júri.

O jurados, Paola Carosella, Érick Jacquin e Henrique Fogaça, reconhecendo o grau de dificuldade da prova, preferiram Dayse.

A presença dela já foi negligenciada por colegas de grupo em provas, já “mandaram” ela varrer o chão em vez de cozinhar e considerada a “menos perigosa” pelos outros participantes, todos homens. No entanto, ela surpreendeu a todos eles, tendo desempenhos incríveis – e muitas vezes improváveis – e reconhecidos pelo júri com empolgação e admiração.

Dayse não foi a única mulher da competição a se queixar sobre o assunto. Fádia Cheiato, Priscylla Luswarghi e Izabela Dolabela, quando ainda participavam da disputa, também ficaram indignadas com o machismo no programa e comentaram que as coisas não são diferentes no mercado da gastronomia de maneira geral.