Diversos acordes musicais se espalham pelas ruas do Aero Rancho, em Campo Grande. As crianças e adolescentes das Sociais Francisco Thiesen, instituição que desde 1996 atua na periferia da cidade, realizam ações socioeducativas diárias. As aulas são gratuitas e destinadas para quem está na faixa etária dos 5 aos 16 anos.

Os assistidos estão aprendendo a tocar instrumentos como flauta, violão, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico e ainda tendo aulas de teoria musical, ballet, futsal e artes visuais. Em breve, eles participarão também de de Orquestração, Canto e Coral.

O Instituo Thiesen também oferece aulas de português, matemática, inglês, espanhol, informática, cidadania, Educação Física e preparação para o trabalho, atendendo mais de 400 crianças e adolescentes. No final de 2020, a instituição recebeu da MSGÁS um repasse de R$230.671,53 para implementar oficinas de música e artes do projeto Tekotee. Ele aconteceu pois, a Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul realizou chamada pública de patrocínios para projetos de e cultura do Estado, contemplando ainda a Fundesporte e a Companhia Dançurbana.

(Foto: Divulgação)

 

Os filhos da auxiliar de serviços gerais Eliete Vieira são dois dos contemplados pelas atividades do Thiesen. Antoniele Mayara, de 12 anos, e Antônio Henrique, de 10, participam desde os 6 anos dos projetos, aprendendo balé, flauta, futsal e violão. Para ela, poder vê-los aprendendo e se desenvolvendo a cada dia que passa é motivo de muito orgulho. “Minha filha que hoje tem 18 anos também participou e acredito que tudo isso pode ser muito útil no futuro. Eu jamais teria condições de pagar nenhuma dessas aulas para eles, o que me deixa ainda mais feliz pela oportunidade”, afirma.

A auxiliar de sala Edilaine Chechi é outra mãe orgulhosa ao ver a performance dos filhos. Julia, de 11 anos, toca violoncelo e flauta e ainda dança ballet. Já Artur, com 10, estuda a viola clássica e o violão. “Eles estão muito felizes e entusiasmados, o Thiesen sempre os recebeu muito bem e esse projeto veio em boa hora. Nossas crianças precisam muito de um lugar que os acolha com carinho e amor. Eu me sinto de certa forma realizada, pois meus filhos queriam fazer aulas de música, mas não temos condições financeiras. Muitas vezes pensei que não conseguiria dar a eles essa possibilidade, mas hoje vejo eles tendo essa oportunidade única, que vai melhorar em muito a vida futura deles. São um orgulho e uma satisfação que não cabem no peito”, conta.

Para o diretor-presidente da MSGÁS Rui Pires dos Santos, é uma grande realização para todos da companhia poder fomentar esse tipo de iniciativa, fomentando a cultura e a assistência social em diversas esferas. “Esse tipo de incentivo tem como principal aspiração cumprir o papel social da companhia em devolver à sociedade de Mato Grosso do Sul parte do valor agregado resultante dos negócios”, afirma.

(Foto: Divulgação)

 

Segundo João Carlos Rosa, presidente do Conselho Diretor da entidade, o repasse realizado no final de 2020, foi uma alavanca muito poderosa para as ações do Thiesen, no campo da assistência social e na prevenção à marginalização. “Já realizamos esse tipo de ação desde 1997, mas é a primeira vez que recebemos um recurso tão substancial quanto esse”, afirma.

Com essas oficinas, segundo ele, a ideia é preparar essas crianças e adolescentes para o futuro, para que elas inclusive possam ingressar no mercado de trabalho e até mesmo na carreira acadêmica, como musicistas e professores de música. Além disso, esse repasse possibilitou realizar um sonho antigo da instituição, o de ter uma Orquestra de Cordas. Os alunos aprendem não apenas a tocar os instrumentos escolhidos por eles de maneira profissional, como também têm aulas de teoria musical, o que possibilita a cada um deles um aprendizado profundo.

As aulas no Thiesen acontecem de segunda a sexta, das 13h30 às 17 horas. São assistidos crianças e adolescentes carentes do Aero Rancho e região. Além das oficinas, os alunos recebem também duas refeições diárias e todos devem estar matriculados regularmente na rede pública de ensino.