Professor campo-grandense lança projeto Folk autoral sobre a pandemia
O professor universitário e músico Volmir Cardoso lança no Spotify, Youtube e outras plataformas digitais o projeto autoral folk
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O professor universitário e músico campo-grandense Volmir Cardoso lança no Spotify, Youtube e outras plataformas digitais a música “Eu vi a morte (sobre pandemia e outros males)”. Do gênero folk music, a produção busca trazer a reflexão para a mudança nas relações sociais na pandemia. A canção foi composta, produzida e gravada em casa, devido ao isolamento social e faz parte do projeto ‘Os Fazendeiros do Ar’.
A letra traz uma reflexão sobre o modo como a pandemia tem afetado as relações sociais, em tempos marcados pelo ódio e a descrença na razão científica. Volmir Cardoso é professor de literatura na UEMS e, embora não atue profissionalmente como músico, desenvolve composições autorais há pelo menos dez anos, vinculadas ao gênero folk rock, buscando articular poesia e crítica social, a partir de influências como Bob Dylan, Simon & Garfunkel, Bruce Springsteen, Leon Gieco, Belchior, Renato Teixeira, Geraldo Roca e outros.
Além das inspirações musicais, pesam também as influências da literatura, como Carlos Drummond de Andrade, cujo poema “O fazendeiro do Ar” inspirou o projeto. Sobre o single “Eu vi a morte”, Volmir explica: “foi uma canção que escrevi entre junho e julho deste ano, momento em que muita gente já tinha morrido por conta da pandemia. O momento político difícil, o retorno de discursos antidemocráticos e irracionais, a superficialidade dos contatos virtuais, mesclaram-se com a questão da doença e eu quis falar de tudo isso compondo essa letra”.
A canção, prevista para ser gravada em estúdio, foi registrada com equipamentos simples no escritório da casa do professor, contando com a produção à distância do músico Pedro Fattori e a inserção de violino de Mateus Ortiz. Há ainda um videoclipe no Youtube, em que o autor traz imagens do pintor espanhol Francisco de Goya e da Grande Depressão norte-americana para dialogar com a canção.
Passando o período de distanciamento social, Volmir Cardoso espera que o projeto possa ganhar vida nas ruas e em apresentações de cunho político-musical, conectando-se com movimentos sociais, estudantes e amantes da música folk. “Há pelo menos umas doze canções autorais que ainda estão engavetadas e que serão levadas pro estúdio e pras ruas assim que a pandemia der uma trégua”, ressalta.
É possível acompanhar as postagens do projeto no Facebook e ouvir a canção lançada no Spotify e Youtube. Confira a música abaixo:
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.