Pular para o conteúdo
Música

Professor campo-grandense lança projeto Folk autoral sobre a pandemia

O professor universitário e músico Volmir Cardoso lança no Spotify, Youtube e outras plataformas digitais o projeto autoral folk
Arquivo -

O professor universitário e músico campo-grandense Volmir Cardoso lança no Spotify, Youtube e outras plataformas digitais a música “Eu vi a morte (sobre pandemia e outros males)”. Do gênero folk music, a produção busca trazer a reflexão para a mudança nas relações sociais na pandemia. A canção foi composta, produzida e gravada em casa, devido ao e faz parte do projeto ‘Os Fazendeiros do Ar’.

A letra traz uma reflexão sobre o modo como a pandemia tem afetado as relações sociais, em tempos marcados pelo ódio e a descrença na razão científica. Volmir Cardoso é professor de literatura na e, embora não atue profissionalmente como músico, desenvolve composições autorais há pelo menos dez anos, vinculadas ao gênero folk rock, buscando articular poesia e crítica social, a partir de influências como Bob Dylan, Simon & Garfunkel, Bruce Springsteen, Leon Gieco, Belchior, Renato Teixeira, Geraldo Roca e outros.

Além das inspirações musicais, pesam também as influências da literatura, como Carlos Drummond de Andrade, cujo poema “O fazendeiro do Ar” inspirou o projeto. Sobre o single “Eu vi a morte”, Volmir explica: “foi uma canção que escrevi entre junho e julho deste ano, momento em que muita gente já tinha morrido por conta da pandemia. O momento político difícil, o retorno de discursos antidemocráticos e irracionais, a superficialidade dos contatos virtuais, mesclaram-se com a questão da doença e eu quis falar de tudo isso compondo essa letra”.

Professor campo-grandense lança projeto Folk autoral sobre a pandemia
(Divulgação, Os Fazendeiros do Ar)

A canção, prevista para ser gravada em estúdio, foi registrada com equipamentos simples no escritório da casa do professor, contando com a produção à distância do músico Pedro Fattori e a inserção de violino de Mateus Ortiz. Há ainda um videoclipe no Youtube, em que o autor traz imagens do pintor espanhol Francisco de Goya e da Grande norte-americana para dialogar com a canção.

Passando o período de distanciamento social, Volmir Cardoso espera que o projeto possa ganhar vida nas ruas e em apresentações de cunho político-musical, conectando-se com movimentos sociais, estudantes e amantes da música folk. “Há pelo menos umas doze canções autorais que ainda estão engavetadas e que serão levadas pro estúdio e pras ruas assim que a pandemia der uma trégua”, ressalta.

É possível acompanhar as postagens do projeto no Facebook e ouvir a canção lançada no Spotify e Youtube. Confira a música abaixo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vereador André Salineiro (PSDB). (Izaias Medeiros

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Últimas Notícias

Cotidiano

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Evento buscou apoio para comunidades quilombolas se desenvolverem economicamente com autonomia

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax

Política

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) se aproveita do recesso parlamentar para a ação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Catan disse à reportagem do jornal Midiamax ter convocado todos os parlamentares (estaduais e federais) para voltarem às suas cadeiras. “O STF está … Continued

Cotidiano

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

A concessionária de limpeza urbana pretende ampliar a frota de veículos movidos a biometano