O Dia Internacional do Idoso foi celebrado na última quinta-feira (1º) e para chamar a atenção para um problema sério, como o abandono de idosos pelas famílias em asilos, a banda campo-grandense Whisky  de Segunda lançou a música “Lonely and Old Man”. No , os músicos com 17 anos de carreira no cenário de MS ficam velhinhos.

Segundo os , a ideia de falar sobre o abandono da pessoa idosa é antiga, mas sempre apresentava dificuldades para tratar do tema com sensibilidade. “Esse ano as pessoas idosas estavam em pauta de novo devido a pandemia do novo coronavírus. Mas a doença se tornou uma barreira para nossa produção do videoclipe. Então tivemos a ideia de nos transformar em velhinhos, para não arriscar a vida de nenhum deles e ao mesmo tempo fazer a coisa acontecer”, explica Jefferson Pasa, guitarrista da banda. Assista:

O Whisky de Segunda é conhecido pelo trabalho social que realiza, além da música. A banda sempre levanta bandeira de assuntos que precisam ser discutidos pela sociedade nas suas letras e também realiza ações sociais para promover entidades beneficentes.

“Encarar essa nova “empreitada” de se maquiar e representar os idosos, pensando em protegê-los, mas ao mesmo tempo expondo esse problema que é o abandono, foi um novo desafio. Conseguimos demonstrar um pouco do que eles passam”, acrescentou o baterista Rick Drummer.

O tema pode parecer novo, mas os casos de abandono de idosos no Brasil são antigos. Conforme a legislação, abandonar um idoso é crime no país. “Esse é um assunto pouco comentado, mas é real e acontece muito. Acredito que terá uma aceitação positiva por parte do público, fazendo com que as pessoas reflitam e enxerguem um pouco essa triste realidade que nos cerca”, completou o baixista Cauê Fava.

Whisky de Segunda lança clipe chamando atenção para abandono de idosos
Músicos da banda Whisky de segunda se transformaram em idosos para denunciar o abandono aos mais velhos (Foto: Divulgação)

Quem interpreta a música é Robson Rodrigues. Conhecido pela voz marcante que leva o blues sul-mato-grossense para todo o país, o artista irá expor a dor e a solidão do abandono de uma filha a um velho pai, deixado em um asilo disfarçado de colônia de férias. A expectativa é relançar o trabalho em casas de idosos assim que a pandemia acabar.

“Nós já fizemos alguns eventos em prol do asilo. Mas sempre quisemos fazer um show especial para eles. E acredito que esse vídeo abrirá caminho para estarmos presentes lá. Quando acabar esse isolamento”, disse Robson.

Segundo o , o país tem 29,3 milhões de idosos, o que representa 14,3% da população brasileira. O resultado da gravação feita por Jefferson Pasa com Ana Gee e produzida por Alexandre Artioli já está disponível no canal do Youtube do Whisky de Segunda e nas redes sociais.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax