Pular para o conteúdo
Música

Poeta e compositor Jorge Salomão morre aos 73 anos

O poeta e compositor Jorge Salomão morreu neste sábado, 7, no hospital municipal Miguel Couto, na zona sul do Rio de Janeiro. Irmão de Waly Salomão, Jorge foi também diretor de teatro e escritor, e teve músicas gravadas por grandes nomes da MPB. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, nem sobre […]
Arquivo -

O poeta e compositor Jorge Salomão morreu neste sábado, 7, no hospital municipal Miguel Couto, na zona sul do . Irmão de Waly Salomão, Jorge foi também diretor de e escritor, e teve músicas gravadas por grandes nomes da MPB.

Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, nem sobre velório e sepultamento, mas em fevereiro, o compositor já havia sido internado no Rio por conta de um enfarte. Ele também enfrentou recentemente uma pneumonia e uma úlcera no duodeno.

Nascido na Bahia, onde iniciou sua carreira no teatro, Jorge se mudou para o Rio em 1969 e ao lado de Waly e de Torquato Neto foi uma presença marcante na cena cultural da cidade. Nessa época, trabalhou na revista Navilouca e dirigiu o espetáculo Luiz Gonzaga Volta Pra Curtir. Ele também produziu capas de disco e serviu de inspiração para a canção Jeca Total, de Gilberto Gil

De acordo com o Dicionário Cravo Albin da MPB, Jorge viveu em de 1977 a 1984, onde participou de várias experiências em vídeo e performances. Ao longo de sua carreira, colaborou com textos e produções para vários jornais e revistas brasileiras.

Entre seu parceiros musicais estão Roberto Frejat e Marina Lima, e nomes como Adriana Calcanhotto, Cássia Eller, Barão Vermelho, Zizi Possi e Zé Ricardo também gravaram canções suas.

Em 2019, a editora Gryphus lançou 7 em 1, com sete livros do escritor. “Ele capta o sentido da no seu texto, na sua própria arte”, escreveu Nélida Piñon na orelha da edição. “É um homem luminoso que ama os seres, que ama as palavras, e que vai ao holocausto por elas.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes determina apreensão do passaporte diplomático de Collor

Comarca de Água Clara abre inscrições para processo seletivo de estágio em Direito

Grêmio e Sport empatam no fechamento da 10ª rodada do BR Feminino

Duplo feminicídio: ex-moradora de MS e tia são mortas por homem que não aceitava fim de relacionamento

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

Santos só empata com Ceará no Allianz Parque e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão

Últimas Notícias

Mundo

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Segundo informações da Casa Branca publicadas nesta segunda-feira

Polícia

Três são presos com 9 mil maços de cigarros na BR-267

s dois foram presos e levados à Polícia Federal em Dourados

Brasil

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

Inep também disponibilizou os resultados referentes às justificativas dos candidatos da edição de 2024

Polícia

Familiares continuam nas buscas pelo seu Heitor que desapareceu em Ribas do Rio Pardo

Foi até a um assentamento que fica nas proximidades da empresa Suzano em Ribas