A Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura, primeira no mundo a utilizar produtos do lixo para confeccionar instrumentos musicais, se apresentará na abertura oficial do Festiva América do Sul 2019 no dia 14 de novembro. Surgida a partir de uma oficina de educação musical infantil no subúrbio de Asunción, no , o grupo já se apresentou em vários países do mundo, inclusive no Brasil, em 2012, na Rio +20.

A dificuldade foi conseguir instrumentos para todos os participantes, problema que o professor de música, Flávio Chavez, e o diretor da orquestra, Luis Szaran, solucionaram com a ajuda de um morador da favela, Nicolas Gomez. O artesão Nicolas começou a fabricar os instrumentos com objetos retirados do aterro sanitário de onde os pais das tiram o sustento como catadores de lixo.

Orquestra paraguaia transforma lixo em música na abertura do Fasp 2019
(Divulgação, FCMS)

O repertório principal é a música clássica, mas a orquestra também interpreta sucessos do pop, do rock'n'roll e canções regionais da guarânia e polca paraguaia. Em 2010, foi feito um documentário sobre a orquestra, do diretor estadunidense Graham Townsley, que o dirigiu com Brad Algood e Juliana Peñaranda-Loftus. O filme estreou em 18 de março de 2015, nos Estados Unidos, e atualmente está sendo exibido na TV por cabo, no Brasil.

A transformação da realidade desta comunidade vai poder ser vista, ouvida e sentida durante o Festival América do Sul Pantanal 2019. A música que vem do lixo será apresentada no dia 14 de novembro, às 21 horas, na Praça Generoso Ponce, em Corumbá.