Pular para o conteúdo
Música

Movimento Concerto promove apresentações de Camerata e Orquestra Juvenil no Glauce Rocha

Com regência de Marcelo Fernandes, a Orquestra Juvenil da Fundação Ueze Zahran, do premiado violinista Heitor Lotti e Camerata Madeiras Dedilhadas
Arquivo -

O Movimento Concerto da promoverá uma apresentação na segunda-feira, 18 de junho, a partir das 19h30 no Teatro Glauce Rocha. A mostra é gratuita e aberta a toda a comunidade. Com regência do professor Marcelo Fernandes e participação da Orquestra Juvenil da Fundação Ueze Zahran e do premiado violinista Heitor Lotti, serão apresentadas pela Camerata Madeiras Dedilhadas obras barrocas e clássicas de Bach, Mozart e Paganini, em versões exclusivas.

Dentre as músicas que compõem o programa estão a Chaconne em ré menor para violino solo, de Bach, considerada uma das obras mais difíceis de se tocar no instrumento; o Concerto de Brandenburgo nº3 para orquestra de cordas, em uma transcrição especial para a Camerata Madeiras Dedilhadas, feita pelos professores Rafael Salgado e Marcelo Fernandes; e a Sinfonia nº12 de Mozart, uma obra de juventude do compositor alemão, transbordante de alegria e otimismo, cuja transcrição é resultado de um trabalho de conclusão de curso do licenciado em Música pela UFMS Lucas Rocelli.

A Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS é um conjunto instrumental que combina o violão aos instrumentos de sopro tradicionalmente feitos de madeiras, como o clarinete, a flauta e o fagote, resultando em uma orquestra rica em timbres e efeitos.

Seu projeto de repertório conta exclusivamente com transcrições de compositores eruditos e obras ou arranjos dedicados ao conjunto, já que não há outra camerata conhecida com a mesma formação instrumental.

Os integrantes da Camerata são, em sua maioria, egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, que têm se destacado artisticamente e que individualmente têm carreira como solistas. Já a coordenação e direção artística do grupo está a cargo dos professores Marcelo Fernandes, Rafael Salgado e Pieter Rahmeier.

A Orquestra Infanto-Juvenil da Fundação Ueze Zahran consiste no resultado artístico de um trabalho social e educacional empreendido pela Fundação. O conjunto, sob regência do Maestro Eduardo Martinelli e coordenação do professor Jardel Vinicius Tartari, tem intensa atividade na vida cultural da cidade e impressiona pelo resultado artístico e humano que tem alcançado.

Serviço

As apresentações acontecerão no dia 18 no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária da UFMS, localizada na Av. Costa e Silva, s/n. O evento começa às 19h30 e é gratuito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Associação Esportiva Campo Grande de Vôlei participa da Superliga C Feminina em Sorriso

MPMS: nota zero em transparência e dados ocultos sobre altos ganhos de membros

Situação grave, diz MPMS sobre grito de guerra violento da PM

Incêndio atinge obra abandonada de escola no Residencial Celina Jallad

Tem até k-pop: UFMS abrirá inscrições na segunda-feira para aulas de dança em estilos variados

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Peão morre após ser atacado por touro em área rural de Aquidauana

Últimas Notícias

Cotidiano

Grêmio Santo Antônio vence Ivinhema e se aproxima da final do Estadual Sub-20

Jogando fora de casa, o time de Campo Grande venceu a equipe do sul do estado pelo placar de 1 a 0, com gol de João Pedro

Brasil

“Nossa prioridade é despolitizar o tarifaço”, diz Fernando Hadad

Ministro da Fazenda deve se reunir com secretário do Tesouro norte-americano na próxima semana  

Cotidiano

Bancos de leite de MS receberão R$ 900 mil para qualificação e ampliação de serviços

Destinatários dos investimentos federais são quatro bancos de leite em Capo Grande e um em Dourados

Trânsito

Jovem embriagado colide contra poste e é preso em Jardim

O rapaz passou por um teste de bafômetro, que deu positivo