Em voz e piano, nove músicas gravadas por Prince em 1983 serão lançadas em 21 de setembro deste, em um disco intitulado “Piano & A Microphone: 1983”. As canções foram gravadas em um estúdio na casa dele, em Chanhassen, Minnesota (EUA).

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7), dia em que o artista completaria 60 anos, pela Warner Bros. e pelos responsáveis por administrar o espólio dele.

As músicas foram digitalizadas a partir de fitas do acervo de Prince, que mantinha um arquivo com registros de ensaios, gravações e shows, além de diários e anotações sobre composição e produção.

Esse material vem sendo catalogado há cerca de um ano e meio por uma equipe comandada por Troy Carter, da consultoria artística Atom Factory, que também é executivo do Spotify.

O repertório inclui rascunhos de músicas que depois fariam sucesso, como “Strange Relationship”, “International Lover” e “Purple Rain”, do álbum homônimo de 1984 que elevou o artista ao status de megacelebridade. Também a canção “Mary Don’t You Weep”, que foi liberada no Spotify junto do anúncio. E há ainda uma versão de “A Case of You”, da cantora folk Joni Mitchell.

Um dos maiores nomes da música pop nos anos 1980 e citado como referência por gerações de artistas graças à sua mescla de rock, funk e dance music, Prince morreu em abril de 2016, aos 57 anos.