Pular para o conteúdo
Famosos

‘Now and Then’, últma música dos Beatles é lançada nesta quinta

O anúncio de Now an Then foi feito na semana passada, por Paul McCartney e Ringo Starr
Agência Estado -
Beatles
The Beatles. (Reprodução)

A aguardada “última música” dos Beatles foi lançada nesta quinta-feira, 2. O anúncio de Now an Then foi feito na semana passada, por Paul McCartney e Ringo Starr.

A canção tem gerado expectativas desde que Paul deu mais detalhes e afirmou que a voz de John Lennon foi recuperada com o uso de inteligência artificial. Ela, porém, não foi recriada, como tem sido feito recentemente com a voz de vários ídolos que já morreram. “Nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e todos nós tocamos nela”, declarou o músico na ocasião.

De fato, a canção possui a colaboração de todos os quatro membros. Now and Then foi, inicialmente, escrita e cantada por John Lennon e produzida por Paul, Ringo e George Harrison. Quatro décadas depois, os membros restantes da banda resolveram finalizar a música.

A faixa foi lançada digitalmente, mas também possui versões físicas em vinil e fita cassete. Na versão em disco, a música será um “single duplo” em Lado A com uma remixagem de Love Me Do, de 1962, a primeira canção do grupo. A escolha foi descrita como um “círculo completo verdadeiramente adequado”.

Now and Then ganhará um que será disponibilizado nesta sexta-feira, 3. Um de 12 minutos sobre os bastidores da gravação foi lançado nesta quarta-feira,1. Veja:

As novidades da banda para novembro não se esgotam com Now and Then, já que o grupo britânico também fará o lançamento de edições ampliadas e atualizadas de dois discos da banda. Conhecidos como os álbuns “vermelho” e “azul”, respectivamente, The Beatles 1962-1966 e The Beatles 1967-1970 ganharão cerca de 10 novas faixas remixadas cada.

A nova remixagem de Love Me Do será incluída no álbum vermelho, enquanto Now and Then estará no azul. Ao todo, 21 faixas foram incluídas no relançamento, programado para o dia 10.

A história de Now and Then

Na década de 1970, John Lennon gravou uma versão demo para Now and Then no Edíficio Dakota, onde morava em Nova York. Em 1994, Yoko Ono, mulher do artista, presenteou Paul, Ringo e George com a gravação e outras demos de Free as a Bird e Real Love.

O grupo tentou finalizar a música à época do lançamento do projeto The Beatles Anthology, mas as limitações tecnológicas da época os impediram de separar a voz de John de um som de piano presente na peça. Por esse motivo, a banda abandonou a canção.

Os recentes lançamentos de conteúdos sobre a banda – o documentário The Beatles: Get Back e uma remixagem de Revolver – mostraram que já era possível separar a voz dos músicos dos instrumentos ou do som ambiente em filmagens. Em 2022, Paul e Ringo deram uma nova chance a Now and Then.

Além da voz de John, a faixa inclui George tocando guitarra em 1995. Os membros restantes fizeram novas gravações, incluindo um novo solo inspirado em Harrison e backing vocals. Os dois comentaram sobre a emoção que sentiram ao trabalhar na faixa.

“Lá estava a voz do John, cristalina. É bastante emocionante. E todos nós tocamos nela, é uma canção genuína dos Beatles”, disse Paul, em nota. “Foi o mais perto que chegamos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós. Era como se John estivesse lá”, completou Ringo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime