Pular para o conteúdo
Famosos

‘Não foi uma vida boa’, disse Tina Turner em filme emotivo em que se despediu da vida pública

“Não foi uma vida boa.” A frase de Tina Turner marcou o documentário sobre sua trajetória lançado dois anos antes de sua morte, nesta quarta-feira, 24, aos 83 anos. O filme Tina foi uma espécie de despedida da vida pública, um último ato. O longa estreou no Festival de Berlim daquele ano e conta com … Continued
Agência Estado -
Tina Turner morreu nesta quarta-feira (Montagem: Reprodução / Instagram @river_concerts @tinaturner)

“Não foi uma vida boa.” A frase de Tina Turner marcou o sobre sua trajetória lançado dois anos antes de sua morte, nesta quarta-feira, 24, aos 83 anos. O Tina foi uma espécie de despedida da vida pública, um último ato.

O longa estreou no Festival de Berlim daquele ano e conta com uma entrevista inédita feita com a cantora, além de depoimentos de Oprah Winfrey, Angela Bassett e Katori Hall, entre outros.

Tina está disponível em streaming no Brasil no HBO Max.

O documentário repassou a história de Tina Turner desde sua pobre e de abandono – tanto seu pai quanto sua mãe foram embora. Adolescente em St. Louis, a cantora, ainda conhecida como Anna Mae Bullock, entrou para a banda de Ike Turner, que lhe deu seu nome artístico.

Vida de abandono e abusos

O filme explorou bastante sua energia, mas não ignorou sua dor. Apesar de sofrer com o trauma da violência e da falta de amor, a cantora nunca temeu falar sobre o assunto – ou deixar que os outros falassem.

Depois da entrevista histórica para a People, ela lançou duas biografias, Eu, Tina – A História de Minha Vida (1986) e Tina Turner – Minha História de Amor (2019), uma cinebiografia (Tina, de 1993, estrelado por Angela Bassett) e virou musical em Tina: The Tina Turner Musical (2018), escrito por Katori Hall, que mais recentemente escreveu a série P-Valley, inspirada em outra peça de sua autoria.

Foi conversando com ela pouco antes da estreia do musical que os diretores tiveram a impressão de que a cantora via o documentário como um adeus, não dos palcos, de onde se aposentou em 2009, mas da vida pública. “É uma despedida de sua participação em sua própria história”, disse T.J. Martin.

“Como as pessoas seguiram perguntando sobre o que ela tinha sofrido, para Tina continuou sendo uma forma de trabalho, porque ela não pode se divorciar do ícone cultural que ajudou a criar. Então a despedida é literalmente sair dos holofotes.”

Precursora do Me Too

Tina e Ike Turner tiveram uma carreira de sucesso e um casamento marcado pela violência por parte dele. Em 1976, depois de tentativas de suicídio, ela saiu do relacionamento com pouco mais que o direito de usar seu nome artístico. Mas teve dificuldades de prosseguir em sua carreira artística, sendo frequentemente atrelada a Ike. Numa tentativa de se desvencilhar, ela deu uma entrevista à revista People falando abertamente sobre o assunto, sendo uma precursora do movimento Me Too.

Show no Maracanã marcou volta por cima

Tina Turner deu a volta por cima, lançando Private Dancer, um álbum de sucesso com hits como What’s Love Got to Do With It, com mais de 40 anos de idade.

Começou ali uma onda de sucesso que teve como um de seus picos o show para 180 mil pessoas no Estádio do Maracanã, um recorde. “Foi uma parte importante da sua carreira. Nós conversamos com ela sobre essa apresentação, mas no fim achamos melhor mostrar do que falar”, disse Daniel Lindsay. É no palco, afinal, comandando uma plateia de milhares de pessoas, dançando sem parar, cantando com sua voz forte característica, que vemos a força de Tina Turner.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)