No elenco do remake de “Renascer”, próxima novela das nove da TV Globo, a atriz Juliana Paes interpretará uma idosa de 70 anos. Na trama, ela será Jacutinga, cafetina que foi papel de Fernanda Montenegro na versão original da novela, em 1993.

De início, Jacutinga será apresentada ao público ainda jovem, como na imagem acima, mas, após a passagem de tempo, a personagem terá mais de 70 anos. Ainda assim, de acordo com o Notícias da TV, a TV Globo optou por manter a mesma intérprete “para valorizar a presença da atriz” no folhetim.

Para parecer uma senhora de 70 anos, Juliana Paes vai precisar encarar muita maquiagem na caracterização da segunda fase de “Renascer”. O remake, contudo, fará uma mudança: na nova versão da clássica novela, a cafetina aparecerá por mais capítulos.

Em 1993, depois de causar nos primeiros capítulos ainda “jovem”, a personagem ia embora de Ilhéus logo após a troca de fase. Já em 2024, na atualização escrita por Bruno Luperi, a Jacutinga de Juliana Paes será vista por aproximadamente 15 capítulos, ficando um pouco mais do que na primeira versão.

Juliana Paes como Jacutinga na primeira fase de "Renascer" - (Foto: Globo)
Juliana Paes como Jacutinga na primeira fase de “Renascer” – (Foto: Globo)

A presença de Paes no folhetim era um “sonho” do diretor Gustavo Fernandez. Segundo o Notícias da TV, ele queria a atriz de qualquer jeito na trama, e ela quase não topou por estar com a agenda cheia.

Tanto Fernandez quanto Luperi repetem a parceria com Juliana Paes iniciada no remake de “Pantanal” (2022), quando ela interpretou Maria Marruá, mãe de Juma Marruá (Alanis Guillen). Em “Pantanal”, Paes também recorreu a quilos de maquiagem para dar vida à sofrida pantaneira.

Desse modo, ela contracenará tanto com Humberto Carrão quanto com Marcos Palmeira: os dois atores farão o protagonista José Inocêncio jovem e na fase mais madura.

Original de Benedito Ruy Barbosa, “Renascer” é adaptada pelo neto dele, Bruno Luperi, e estreia no dia 22 de janeiro, substituindo “Terra e Paixão” no horário nobre da Globo logo após o Jornal Nacional.