O comentarista esportivo Farid Germano Filho causou revolta da web nesta quinta-feira (15) após reproduzir o som de macaco ao ‘imitar’ a comemoração do goleiro negro Kidiaba. Durante o programa ‘Donos da Bola RS’, eles falavam sobre a derrota do Internacional para o time da República Democrática do Congo, Mazembe, durante o Mundial de Clubes da FIFA, em 2010. A emissora se pronunciou sobre o caso durante a programação desta sexta-feira (15).
Durante a conversa entre os comentaristas, Farid Germano Filho se sentou no chão do estúdio e começou a pular sentado, assim como o goleiro Kidiaba fez em sua comemoração. No entanto, paralelo a isso, o comentarista começou a emitir o som de macaco, deixando todos os outros profissionais constrangidos.
Apesar do episódio ter acontecido durante o programa de quinta-feira (14), o trecho começou a repercutir nas redes sociais nesta sexta (15). Com isso, muitos internautas ficaram irritados com a situação.
Demissão
Com a repercussão, o programa ‘Donos da Bola RS’ começou com a Band se retratando. Farid já não estava presente no estúdio e o apresentador Filipe Gamba foi quem conversou com os telespectadores sobre o ocorrido.
“A mensagem transmitida com esse gesto foi uma mensagem racista. Esta mensagem atinge uma causa, não colabora em absolutamente nada no combate ao racismo. E aqui não é um pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido. É um pedido de desculpas porque a mensagem ofendeu e ofendeu muito”.
Nesta tarde, a Band decidiu por revelar que o comentarista foi demitido.
Botaram fogo na casa da mulher lá por racismo. Ela teve q SUMIR no mundão. Somos taxados como racistas desde esse dia.
— Haron Alves 🇪🇪 (@haron__alves) December 15, 2023
Ai vem um verme e repete a dose! Mas o homem Farid nem o emprego vai perder. Vai continuar lucrando em cima do Grêmio e sendo aplaudido
pic.twitter.com/iWqgBddqaz