Pular para o conteúdo
Famosos

Morre Rochelle Costi, fotógrafa e artista visual, aos 61 anos

Artista foi atropelada na região do Museu da Imagem e do Som
Agência Estado -
Rochelle Costi. (Foto: Redes Sociais)

Rochelle Costi, fotógrafa e artista plástica, morreu na tarde deste sábado, 26, aos 61 anos de idade, em decorrência de um atropelamento na região do Museu da Imagem e do Som (MIS), em . Sua arte era conhecida por valorizar objetos e instalações cotidianas sob um olhar próprio.

Nascida em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1961, passou por uma cirurgia nos olhos logo aos três anos de idade, precisando fazer diversos exercícios óticos para reconstruir sua visão do mundo.

Em 1978, começou o curso de comunicação social pela Pontifícia Católica de Porto Alegre (PUC-RS), se formando em 1981. Morou alguns meses em Belo Horizonte, tendo contato com ateliês de arte e fazendo um curso de extensão sobre fotografia na Universidade Federal de (UFMG). Em São Paulo, onde morou por muitos anos nas últimas décadas, chegou pela primeira vez em 1988, mas passou algum tempo em Londres no início dos anos 1990.

Consta que começou a fotografar por não saber desenhar e, através da fotografia, acabou chegando às artes plásticas. Em seus trabalhos, era comum encontrar objetos do cotidiano. Em 1995, explicava ao Estadão: “sempre trabalho com materiais que estão presentes no dia a dia, como perucas, espelhos… Coleciono esses materiais durante anos antes de utilizá-los em meus trabalhos”.

Em Os Quartos (1998), um de seus principais trabalhos, buscava mostrar como “a intimidade, de tão pessoal e profunda, se torna universal”. Além de obras expostas em diversos cantos do , também teve seu trabalho apreciado internacionalmente em países como Estados Unidos, Espanha, China, Equador, Inglaterra, e Guatemala. Neste último país, por exemplo, foi em 2006 e fez diversos registros de lojas de artesanato, refletindo sobre o processo de produção e exposição para venda dos materiais.

Entre suas exposições mais recentes, estava A Terceira Margem, nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade, em São Paulo, realizada em outubro de 2021. Fotos impressas como grandes cortinas permitiam ao público observar parte dos cenários com os quais se deparou em uma viagem à Amazônia, como uma loja de produtos chineses na divisa entre Bolívia e Brasil, ou a sede de um coletivo cultural do povo indígena Huni Kuin, no Acre.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A$AP Rocky entrega pista sobre o nome do terceiro filho com Rihanna; entenda

Drive de vacinação

Com meta de aplicar 3 mil doses, população lota drive de vacinação contra a influenza no Centro

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Na quarta-feira, a Índia atacou vários locais no Paquistão e na Caxemira paquistanesa, deixando 31 mortos

Política

Marcelo Bertoni diz que Famasul lidera esforços para prorrogar prazo de regularização de terras na faixa de fronteira

Presidente da Famasul discursou durante a abertura da Expoagro em Dourados

Brasil

Lula atende Zelenski e pede a Putin para estender cessar-fogo de 3 para 30 dias

Os ucranianos fizeram o mesmo pedido de ajuda ao presidente chinês, Xi Jinping

Cotidiano

Rodolfo Nogueira critica invasões e cobra apoio federal ao produtor na abertura da Expoagro

O parlamentar foi crítico ao Governo Lula que, segundo ele, "virou as costas" para o produtor rural no Brasil