Gilberto Gil assume cadeira na Academia Brasileira de Letras
Gilberto Gil tomou posse como novo ocupante da cadeira 20 da ABL (Academia Brasileira de Letras) sucedendo ao jornalista e advogado Murilo Melo Filho
Fernanda Feliciano –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com carreira na música e como ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil tomou posse como novo titular da cadeira 20 da ABL (Academia Brasileira de Letras) sucedendo ao jornalista e advogado Murilo Melo Filho, na última sexta-feira (9). Gil foi recepcionado na academia pelo acadêmico Antonio Carlos Secchin.
Segundo informações do jornal Correio do Cidadão e da Agência Brasil, em seu discurso de posse Gilberto Gil explica que entrar na ABL é uma conquista especial por se tratar de uma instância maior que consagra e legitima a atividade de um escritor no país.
Ainda em seu discurso, Gil também comenta que já obteve muitas alegrias e êxitos ao longo da vida, mas também muitas tristezas e a mais dolorosa foi a perda de seu filho Pedro Gil, no entanto, reitera que não desanima e é preciso resistir sempre. “Apesar dos tempos politicamente sombrios que vivemos aposto na esperança contra a treva física e moral. Que haja ao menos a chama de uma vela até chegarmos a toda a luz do luar”.
Eleição
Gilberto Gil foi eleito com 21 votos no dia 4 de novembro de 2021 e pretende aproximar a Academia da música e da cultura popular brasileira.
Gil também já foi Embaixador da Boa Vontade da ONU (Organização das Nações Unidas e nomeado Artista da Paz pela agência da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Além disso, o cantor e compositor também já assinou quatro obras literárias: “O poético e o político e outros escritores”, de 1988 com Antonio Risério, “Gilberto bem perto”, do ano de 2013 com Regina Zappa, “Cultura pela palavra”, de 2013 com Juca Ferreira e “Disposições amoráveis”, do ano de 2016 com Ana de Oliveira.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.