Pular para o conteúdo
Famosos

Bonner para o Jornal Nacional e pede desculpas por culpar a Rússia: ‘covardia brutal’

"O 'Jornal Nacional' vai estar ainda mais atento em suas apurações", afirmou o jornalista
Arquivo -
Bonner afirmou que houve um longo trabalho de apuração
Bonner afirmou que houve um longo trabalho de apuração

William Bonner interrompeu o desta segunda-feira (21) para se desculpar após a veiculação de uma informação equivocada há três semanas. O telejornal exibiu o que seria a imagem de um tanque russo atropelando um veículo civil, ainda no início do conflito entre Rússia e Ucrânia. Agora, algum tempo depois, não se sabe se o tanque realmente era dirigido por russos.

“O horror que uma guerra produz: um tanque que mudou repentinamente de rota e esmagou um carro que transitava em sentido contrário. Na escalada de manchetes daquela edição [há três semanas], na discrição dessa cena, nós dissemos que um tanque russo tinha cometido uma covardia brutal, e afirmação não tinha base suficientemente sólida pra ser feita, foi um erro”, reconheceu.

Bonner afirmou que houve um longo trabalho de apuração e que se chegou à conclusão de que não era possível culpar os russos pelo ataque exibido.

“Passados 24 dias desde que aquelas imagens chocantes viralizaram, todo esforço exaustivo da imprensa pra esclarecer os fatos resultou numa certeza. Apesar de as cenas serem autenticas, não é possível afirmar se o tanque estava sendo conduzido por russos ou ucranianos, e nem o que teria provocado aquela ação. Não há unanimidade, mas a grande maioria da imprensa profissional internacional considerou inconclusivas as informações que conseguiu reunir desde aquele dia”, continuou, se justificando.

“Por isso, em respeito ao trabalho correto, dificílimo dos nossos colegas da nessa cobertura da guerra, é preciso fazer esse esclarecimento, ainda que tardio, o nosso pedido sincero de desculpa. O ‘Jornal Nacional’ vai estar ainda mais atento em suas apurações, o nosso único compromisso é em busca da verdade”, concluiu ele, ao vivo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Mato Grosso do Sul tem redução de quase 30% nos casos de exploração sexual infantil

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Jeep destrói muro após acidente em cruzamento mal sinalizado no Residencial Oliveira

Últimas Notícias

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância

Polícia

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Condutores dos veículos tentaram fugir ao avistarem patrulhamento policial

Cotidiano

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

A intenção do manifesto seria chamar atenção do poder público para os prejuízos que a comunidade tem sofrido