O ator norte-americano Hal Holbrook, o longevo e reverenciado intérprete do misterioso ‘Garganta Funda', no ‘Os Homens do Presidente' (1976), morreu aos 95 anos, noticiou nesta terça-feira (2) o jornal The New York . A assistente do ator, Joyce Cohen, disse ao jornal norte-americano que Holbrook morreu no último dia 23 de janeiro na sua casa em Beverly Hills, na Califórnia.

Do teatro ao cinema e à televisão, Holbrook, nascido em Cleveland, no Estado de Ohio, em 17 de fevereiro de 1925, teve uma carreira extensa e reconhecida, com uma nomeação para o Óscar, prêmios Emmy, de televisão, prêmios Tony, de teatro, e distinções atribuídas por associações de televisão, de críticos, de realizadores e de atores, os seus pares.

No cinema, e já na última fase da carreira, destacou-se em ‘Na Natureza Selvagem' (2007), de Sean Penn, com o qual foi nomeado para o Oscar de Melhor Coadjuvante.

Com 82 anos, na época, foi então o ator mais velho a receber uma nomeação da Academia, que foi então entregue a Javier Bardem pelo seu desempenho em ‘Onde os Fracos não têm vez' (2007).

O desempenho mais conhecido de Holbrook, no cinema, foi no entanto o de ‘Garganta Profunda', na adaptação do livro ‘Os Homens do Presidente', dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do Post, sobre a investigação do Caso Watergate, que levou à demissão de Richard Nixon, dirigida pelo realizador de Alan J. Pakula.