Estrela de “Pose”, MJ Rodriguez foi indicada ao Emmy na terça-feira (13), tornando-se a primeira mulher trans candidata ao prêmio de Melhor Atriz por seu papel no drama do canal FX. A informação foi confirmada pela GLAAD, uma importante ONG de defesa dos direitos LGBTQ, à CNN. Ela também é a primeira artista trans indicada em qualquer categoria de ator ou atriz principal, de acordo com a organização.

Rodriguez, que interpreta Blanca na série, foi responsável por uma das nove indicações recebidas por “Pose” neste ano. Billy Porter, que ganhou seu primeiro Emmy em 2019, foi indicado na categoria de Melhor Ator. “Pose” também concorre como Melhor Série Dramática.

“A indicação de Michaela Jaé (Mj) Rodriguez para o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática é um avanço para as mulheres transgênero em e um reconhecimento há muito esperado pelo desempenho inovador de ‘Pose' nas últimas três temporadas”, escreveu a presidente e CEO da GLAAD, Sarah Kate Ellis, em comunicado.

“Além disso, a indicação do programa para Melhor Série Dramática, bem como a terceira indicação de Billy Porter para Melhor Ator em Série Dramática, marcam um programa histórico que, sem dúvida, elevou o padrão da representação trans na televisão e mudou a maneira como os telespectadores em todo o mundo entendem a comunidade trans”.

No mês passado, a GLAAD reuniu mais de 40 organizações em uma carta aberta que encorajou os eleitores do Emmy a apoiar a série inovadora em sua temporada final, chamando-a de um show que “transformou a paisagem da representação transgênero em Hollywood e educou o mundo sobre quem são os transgêneros”.

Não é a primeira vez que “Pose” faz história. Em 2019, Porter tornou-se o primeiro homem negro assumidamente gay a ganhar um Emmy na categoria de Melhor Ator.

“Estou me sentindo honrado e grato por ter meu trabalho mais uma vez reconhecido pela academia”, disse Porter sobre sua indicação este ano. “Estou na interseção da arte e do ativismo e sou eternamente grato pela jornada de cura que ‘Pose' tem sido para mim, meus colegas e o mundo!”

A indicação de Rodriguez é um marco em uma longa luta por artistas transgêneros, que muitas vezes não são reconhecidos por seu trabalho, enquanto muitos atores cisgêneros são elogiados por interpretar personagens trans.

Nos últimos anos, houve progresso.

Em 2014, Laverne Cox se tornou a primeira pessoa trans a ser indicada em uma categoria de atuação na história do Primetime Emmy, graças ao seu papel em “Orange Is the New Black”, da Netflix. Ela foi indicada mais três vezes na categoria de Melhor Atriz Convidada e ganhou um Daytime Emmy em 2015.

Em 2020, Rain Valdez foi indicada como Melhor Atriz em Comédia Curta ou Série Dramática por seu papel em “Razor Tongue”.