Pular para o conteúdo
Famosos

Gambá Pepe Le Pew é cancelado de ‘Space Jam’ por incentivar ‘cultura do estupro’

Prestes a estrear em julho, o filme "Space Jam: Um novo legado" sofreu corte em seu elenco. O gambá Pepe Le Pew foi cancelado da atração
Arquivo -

Prestes a estrear em julho, o filme “Space Jam: Um novo legado” sofreu corte em seu elenco. O gambá Pepe Le Pew, ou Pepe Le Gambá foi cancelado da atração e não vai mais aparecer na continuação de “Space Jam: O jogo do século”, blockbuster de 1996 protagonizado pelo astro da NBA Michael Jordan. O novo live-action tem como principal estrela o jogador LeBron James, também produtor do longa.

De acordo com o site Deadline, o personagem teve cortada do filme uma cena rodada em junho de 2019, em que ele surge como barman. Enquanto atende uma cliente no balcão, interpretada pela brasileira Greice Santo (“Jane the virgin”), Pepe Le Pew começa a paquerá-la e beijar seu braço sem permissão. Irritada, a mulher se afasta, joga a bebida nele e lhe dá um tapa. O gambá, então, é socorrido por LeBron e Pernalonga.

A cena foi comandada por Terence Nance, primeiro diretor de “Space Jam: Um novo legado”. Ele deixou o posto em 2019, abrindo espaço para Malcolm D. Lee, que teria decidido subtrair a sequência com Pepe Le Pew logo após ter assumido a cadeira de direção. A notícia sobre a “demissão” do personagem, no entanto, só veio à tona no fim de semana.

Ao Deadline, um porta-voz da Greice Santo comunicou que a brasileira lamenta o corte da cena. Vítima de assédio sexual no passado, a atriz comanda a ONG Glam with Greice, que visa capacitar as vítimas de violência doméstica. Segundo a assessoria, Greice estava “muito orgulhosa” por ter sido a escolhida por “castigar” o gambá.

Gambá Pepe Le Pew e a Cultura do estupro

Idealizado por Chuck Jones em 1930 e visto em animação pela primeira vez em 1945, Pepe Le Pew é uma figura do universo Looney Tunes, criado pela Warner. O nome já vinha sendo alvo de muita polêmica por causa de um artigo publicado por Charles M. Blow, colunista do “The New York Times”.

Blow destaca diversos outros personagens de animações clássicas e afirma que Pepe Le Pew “normaliza a cultura do ”. O jornalista também argumenta que o é elemento presente do imaginário infantil. Blow usa como exemplos o Ligeirinho (Warner), que reforçaria estereótipos sobre mexicanos, e a empregada dos episódios de Tom & Jerry (Hanna Barbera), uma figura negra que somente aparece em tela com as pernas à mostra e uma dublagem caricata.

No Twitter, o colunista reforçou as a Pepe Le Pew após, segundo ele, ter sido atacado por blogs de direita. “Eles estão loucos porque eu disse que Pepe Le Pew acrescentou à cultura do estupro. Vamos ver. Ele agarra/beija uma garota desconhecida repetidamente, sem consentimento, contra sua vontade. Ela luta fortemente para se afastar dele, mas ele não a solta. Ele tranca uma porta para impedi-la de escapar”, postou Blow.

Na sequência, o jornalista diz: “Isso ajudou a ensinar aos meninos que ‘não’ não significava realmente não, que era parte do ‘jogo’, a linha de partida de uma luta pelo poder. Ensinou que superar as objeções rígidas e até físicas de uma mulher era normal, adorável, engraçado. Eles nem mesmo deram à mulher a habilidade de falar”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime