Pular para o conteúdo
Famosos

Gambá Pepe Le Pew é cancelado de ‘Space Jam’ por incentivar ‘cultura do estupro’

Prestes a estrear em julho, o filme "Space Jam: Um novo legado" sofreu corte em seu elenco. O gambá Pepe Le Pew foi cancelado da atração
Arquivo -

Prestes a estrear em julho, o filme “Space Jam: Um novo legado” sofreu corte em seu elenco. O gambá Pepe Le Pew, ou Pepe Le Gambá foi cancelado da atração e não vai mais aparecer na continuação de “Space Jam: O jogo do século”, blockbuster de 1996 protagonizado pelo astro da NBA Michael Jordan. O novo live-action tem como principal estrela o jogador LeBron James, também produtor do longa.

De acordo com o site Deadline, o personagem teve cortada do filme uma cena rodada em junho de 2019, em que ele surge como barman. Enquanto atende uma cliente no balcão, interpretada pela brasileira Greice Santo (“Jane the virgin”), Pepe Le Pew começa a paquerá-la e beijar seu braço sem permissão. Irritada, a mulher se afasta, joga a bebida nele e lhe dá um tapa. O gambá, então, é socorrido por LeBron e Pernalonga.

A cena foi comandada por Terence Nance, primeiro diretor de “Space Jam: Um novo legado”. Ele deixou o posto em 2019, abrindo espaço para Malcolm D. Lee, que teria decidido subtrair a sequência com Pepe Le Pew logo após ter assumido a cadeira de direção. A notícia sobre a “demissão” do personagem, no entanto, só veio à tona no fim de semana.

Ao Deadline, um porta-voz da Greice Santo comunicou que a brasileira lamenta o corte da cena. Vítima de assédio sexual no passado, a atriz comanda a ONG Glam with Greice, que visa capacitar as vítimas de violência doméstica. Segundo a assessoria, Greice estava “muito orgulhosa” por ter sido a escolhida por “castigar” o gambá.

Gambá Pepe Le Pew e a Cultura do estupro

Idealizado por Chuck Jones em 1930 e visto em animação pela primeira vez em 1945, Pepe Le Pew é uma figura do universo Looney Tunes, criado pela Warner. O nome já vinha sendo alvo de muita por causa de um artigo publicado por Charles M. Blow, colunista do “The New York ”.

Blow destaca diversos outros personagens de animações clássicas e afirma que Pepe Le Pew “normaliza a cultura do estupro”. O jornalista também argumenta que o é elemento presente do imaginário infantil. Blow usa como exemplos o Ligeirinho (Warner), que reforçaria estereótipos sobre mexicanos, e a empregada dos episódios de Tom & Jerry (Hanna Barbera), uma figura negra que somente aparece em tela com as pernas à mostra e uma dublagem caricata.

No Twitter, o colunista reforçou as críticas a Pepe Le Pew após, segundo ele, ter sido atacado por blogs de direita. “Eles estão loucos porque eu disse que Pepe Le Pew acrescentou à cultura do estupro. Vamos ver. Ele agarra/beija uma garota desconhecida repetidamente, sem consentimento, contra sua vontade. Ela luta fortemente para se afastar dele, mas ele não a solta. Ele tranca uma porta para impedi-la de escapar”, postou Blow.

Na sequência, o jornalista diz: “Isso ajudou a ensinar aos meninos que ‘não’ não significava realmente não, que era parte do ‘jogo’, a linha de partida de uma luta pelo poder. Ensinou que superar as objeções rígidas e até físicas de uma mulher era normal, adorável, engraçado. Eles nem mesmo deram à mulher a habilidade de falar”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Rebecca é atingida por barra de ferro que despencou de prédio: ‘Caí no chão’

VÍDEO: Polícia prende autores de roubo à mão armada em panificadora de Nova Andradina

lula lei

Lei que entrou na Câmara no 1º mandato de Lula entra em vigor após 19 anos

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Força-tarefa de tapa-buracos será iniciada na segunda em Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Expogrande oferece cinco pontos de hidratação com água gelada gratuita 

Bebedouros foram instalados em locais estratégicos e de fácil acesso

Cotidiano

Correios abre leilão de dois imóveis no Centro de Campo Grande

Um dos imóveis disponíveis para licitação está no prédio da antiga rodoviária

Cotidiano

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Até 11h, 500 doses já haviam sido aplicadas; expectativa é vacinar mil pessoas até o fim do dia

Cotidiano

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Prefeita de Campo Grande disse que o município toca oito obras, algumas delas paradas há quase duas décadas