Raffaella Carrà, estrela da TV e da música italiana, morreu aos 78 anos nesta segunda-feira (5). O anúncio foi feito por seu companheiro de longa data Sergio Iapino. “Raffaella nos deixou. Foi para um mundo melhor, onde transparecerão sua humanidade, seu riso inconfundível e seu talento extraordinário. Sempre”, disse ele, que informou que ela estava enfrentando uma doença há algum tempo. 

Artistas italianos, como Laura Pausini, prestaram homenagens a Raffa. “Uma homenagem a Raffaella Carrà, que hoje nos deixou. Estou sem palavras”, disse ela, ao postar um vídeo em que cantava uma música da amiga. 

O velório e o enterro serão, conforme pedido da artista, feitos de modo simples. “Em suas últimas falas, Raffaella pediu um caixão simples de madeira e uma urna para as suas cinzas. Na hora mais triste, sempre única e não imitável, como a sua envolvente risada”, informou um comunicado emitido pela assessoria, que não informou a causa da morte. 

Carrà se tornou a primeira showgirl em preto e branco da telinha. Ela dançava, cantava e apresentava. Seus programas eram um musical. Nascida em 18 de junho de 1943 em Bolonha, Carrà fez a estreia na televisão em Tempo di Danza (1961) e depois fez comédia musical Scaramouche (1965). 

Carrà apresentou diversos programas da televisão italiana pela emissora RAI. Um de seus últimos trabalhos foi como técnica do programa The Voice. Lançou 25 álbuns entre 1970 e 2018, com diversos reconhecimentos de discos de ouro e platina. Também realizou dezenas de atuações no cinema.