Figura querida pelo grande público, Décio Piccinini, 75 anos, é sempre lembrado pelo seu jeito divertido, exigente e irreverente no “Show dos Calouros”, do SBT. Em entrevista concedida ao R7, para a jornalista Aurora Aguiar, ele relembrou sua trajetória brilhante na televisão e acabou revelando a luta contra uma doença rara.

Há quatro anos, Décio foi diagnosticado com um distúrbio neurológico chamado TE (tremor essencial). A síndrome provoca tremores involuntários e pode afetar diversas partes do corpo, sendo mais comum nas mãos e nos braços.

“Eu tenho problema de ansiedade. Não posso olhar para aquilo que eu estou fazendo. Se eu tiver que olhar para a xícara que estou te entregando, eu vou tremer. É uma espécie de autocobrança”, contou.

Frequentemente confundido com o Mal de Parkinson, o tremor essencial é uma doença que não tem cura e o quadro costuma se agravar com o passar dos anos.

Ainda na entrevista, Décio comentou sobre a volta de Silvio Santos ao SBT, após quase dois anos afastado da TV por conta da pandemia do coronavírus. Silvio Santos surgiu usando um pijama xadrez, da marca de roupa do neto, Tiago Abravanel.

“Aquilo foi incrível. Eu não esperava. Ele me pareceu extremamente saudoso, nunca passou um ano e meio longe de um microfone. Então, ele voltou com a corda toda, alegre, falante… Foi muito legal ver volta dele”, afirmou Décio.