Ana Paula Padrão se manifestou ainda nesta quarta-feira (8) a respeito de sua polêmica fala sobre carne de bode no episódio do “ Brasil” que foi ao ar na terça (7).

Na ocasião, a apresentadora do reality culinário disse que o bode é um “prato de fome” em algumas regiões do e acrescentou: “prato de quem tem muito pouca coisa”. As falas cortadas e editadas repercutiram mal e a jornalista acabou sendo detonada pela internet, pelo Nordeste inteiro e por programas de fofoca.

Por meio de seus stories no Instagram, Ana Paula explicou que a edição da atração cortou o contexto de sua conversa e pediu desculpas ao público. Ela iniciou sua redenção contando uma história vivida em Recife, no Pernambuco, para explicar o seu conhecimento sobre carne de bode, alegando ter ouvido o relato de um amigo.

“Ele me disse que durante muito tempo o bode foi uma das poucas fontes de proteína animal na região no semiárido do Nordeste e nos últimos anos desenvolveu-se uma cultura gastronômica incrível com pratos a base de bode”, disse Ana.

A apresentadora resolveu pediu desculpas e afirmou que a cena exibida fez parecer com que sua fala fosse preconceituosa. “Gente, nem tudo que a gente grava foi ao ar e eu estou aqui, humildemente, para pedir desculpas. A frase que foi ao ar não reflete o que eu penso, não reflete tudo que eu estudei da região nem reflete a minha história. Tampouco reflete a história do MasterChef que tenta trazer sempre ingredientes diferentes, maneiras de cozinhar diferentes do sul, do norte, do nordeste e de todas as regiões para serem conhecidas em todo Brasil e para que sejam orgulho de todos os brasileiros. Essa pessoa que eu sou e o que eu acho. Me desculpem. Realmente ali pareceu muito preconceituoso”, explicou a jornalista.

O que aconteceu

No episódio desta terça (7), um dos desafios do “MasterChef Brasil” envolveu carnes consideradas exóticas, como as de jacaré, codorna, rã, siri mole e outros animais. O convidado Rafael Cortez afirmou que não teria “coragem” de consumir a carne de bode por considerá-la incomível. “No interior de Pernambuco, por exemplo, é um prato muito comum porque é um prato de fome. É um prato de quem tem muito pouca coisa”, explicou Ana Paula, após o comentário do convidado. 

Imediatamente, internautas repercutiram a fala de Ana e a consideraram “preconceituosa”. “Falando que ‘Bode' é um prato de FOME. O cúmulo do preconceito e ignorância. A carne de bode é muito consumida aqui no nordeste. Não porque estamos morrendo de fome, mas porque ela é boa mesmo”, pontuou um seguidor.

“Que comentário preconceituoso da @anapaulapadrao em dizer que o nordestino come a carne de Bode por estar passando fome, deveria conhecer mais antes de realizar estes tipos de comentário, que vergonha quanto a comentários desta forma contra o povo do Nordeste”, pontuou um internauta.

“Ô bença, que historia é essa que @anapaulapadrao disse que carne de bode é pobre? Mulher se oriente, vá pelo menos dar um antes de falar uma besteira dessas. Minha fia, sabe quanto que tá o quilo? Isso não é carne de quem passa fome não, é de quem tem dinheiro”, disparou outro.