O The Four Brasil () chega à final nesta quarta-feira (29) e dará prêmio de R$ 300 mil ao melhor cantor (ou cantora) da temporada ao vivo, apesar da pandemia do novo . A apresentadora Xuxa Meneghel, 57, jurados e competidores farão suas aparições direto de suas casas.

O programa é um dos poucos da TV aberta brasileira que não tinha sido prejudicado pela das gravações, já que ele estava praticamente todo gravado. Apenas a final ainda estava em aberto e teve o formato definido oficialmente apenas nesta terça-feira (28).

Com duas horas de duração, o programa começará com as quatro atuais finalistas tentando se manter na disputa. Elas serão desafiadas por cinco novos participantes que tentarão desbancá-las e assumir um lugar na grande final. As apresentações gravadas por eles mesmos substituirão as performances em estúdio.

Depois dos desafios, o público poderá escolher o campeão da temporada. Se forem mantidos os atuais nomes, a final será toda feminina, com Alma Thomas, Thaís Kiwi, Ana Clemesha, e Grazi Medori. Jezrrel, que estava desde o começo do programa, foi eliminado na última semana.

“Parece a pressão que sinto logo antes de um show. Mas, especificamente nesta situação, estou me cobrando muito”, afirma Alma, invicta no programa. “Eu acho que nervosismo e medo são uma demonstração de compromisso. Sei que represento muitos tipos de pessoa quando piso no palco.”

A mesma pressão aponta Thais Kiwi. “A responsabilidade vai aumentando. A cada semana vemos mais apresentações lindíssimas de artistas incríveis que merecem a oportunidade de ser um The Four”, afirma ela, que começou a cantar aos 15 anos em bares e participou de audições de um reality musical britânico.

Segundo a Record, estarão no repertório musical da final músicas de Adoniran Barbosa, Legião Urbana, Chico Buarque, Elton John, Jay-Z e The Doors, entre outros. Nesta temporada, o grupo de jurados é formado pela cantora Aline Wirley e pelo produtor João Marcello Bôscoli, além do ex-Titãs Paulo Miklos, que substitui o sertanejo Leo Chaves.

A estreia do programa foi aos domingos, que marcou o retorno de Xuxa às tardes dominicais depois de 12 anos afastada. Com duas edições, a Record voltou a atração para as quartas-feiras, sem dar explicações sobre o movito da mudança. A emissora também não passou as audiências desta temporada do reality.A primeira temporada de The Four Brasil foi vencida pelo segurança do metrô Ivan Lima.