O Jornal Nacional, principal jornalístico da Globo, abordou nesta terça-feira (8), pela primeira vez, a acusação de assédio envolvendo Marcius Melhem, ex-diretor de humor da emissora, e a atriz Dani Calabresa. O jornalismo da emissora vinha sendo alvo de críticas por não ter feito reportagens sobre o tema, mesmo ele tendo dominado as conversas nas nos últimos dias.

No do telejornal, os apresentadores André Trigueiro e Ana Guimarães leram uma nota da Globo sobre o assunto. Eles começaram falando sobre a reportagem da revista piauí, segundo a qual Calabresa e outras funcionárias foram vítima de assédio sexual e moral por parte de Melhem.

“Ouvida pela piauí e por esses veículos, a Globo informou que investiga criteriosamente todas as denúncias de assédio e que não tolera comportamentos abusivos”, disseram. “Mas que não pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo por ter assumido com todos os seus colaboradores um compromisso de sigilo do processo, que resguarda a investigação dos fatos, denunciantes, denunciados e testemunhas.”

“Mesmo nas hipóteses de desligamento, as razões não são tornadas públicas”, prosseguiram. “Apesar desses esclarecimentos, a revista piauí e outros veículos criticaram a Globo por não se manifestar sobre esse caso específico.”

“Como prova de transparência”, a Globo ainda deu os links da reportagem da piauí e disse que ela pode ser lida gratuitamente na internet, bem como o de uma entrevista do UOL com o ex-diretor. “Embora também não aborde em público de forma direta as acusações a Marcius Melhem, Dani Calabresa tem falado sobre assédio em suas redes sociais”, disse ainda, divulgando os perfis da .