O cantor Kim Jae Joong, do grupo de JYJ, fez uma brincadeira não muito engraçada em suas redes sociais nesta quarta-feira (1º), o Dia da Mentira, e acabou revoltando alguns fãs. Ele, que é mais conhecido como Jaejoon, achou que seria engraçado afirmar aos seus quase 2 milhões de seguidores, que está com Covid-19, e foi duramente criticado.

Segundo o jornal The New York Times, inicialmente, os fãs mandaram mensagens de apoio ao músico e diversos meios de comunicação coreanos chegaram a afirmar que seria uma das principais celebridades a contrair o vírus no país. Até esta quarta, a Coreia do Sul tinha mais de 9.800 casos confirmados da doença, além de 165 mortes.

Cerca de uma hora depois da publicação, no entanto, o astro do K-Pop afirmou que tudo não passava de uma brincadeira pelo Dia da Mentira. O apoio de seus fãs então foi rapidamente substituído pela indignação. “Como você pode fazer uma brincadeira como essa quando a situação está tão séria?”, questionou um seguidor. “É realmente decepcionante.”

No post original, o cantor chegava a pedir desculpas às pessoas que ele poderia ter infectado, dizendo que desrespeitou as orientações do governo, segundo o NYT. Posteriormente, ele afirmou que aceitaria as punições que viessem por causa de sua primeira publicação. “Essa brincadeira foi demais para ser considerada uma simples piada pelo Dia da Mentira”, afirmou ele. O cantor de K-Pop teve uma participação em uma rádio japonesa cancela após a falsa afirmação.

Ainda de acordo com o New York Times, vários países fizeram alertas para que as pessoas não usem informações falsas sobre o novo coronavírus como brincadeira pelo Dia da Mentira. A polícia da Tailândia chegou a afirmar que a pessoa poderá enfrentar até cinco anos de e multa de até US$ 3.000 (cerca de R$ 15,5 mil) pela brincadeira, segundo o The Bangkok Post.

Várias celebridades já foram diagnosticadas com o novo coronavírus, como por exemplo o Tom Hanks e sua mulher Rita Wilson, o tenor espanhol Placido Domingo, o ator sul-coreano Daniel Dae Kim, conhecido das séries como “Lost” e “Havaí 5.0”, e o produtor de Hollywood Harvey Weinstein, que cumpre pena atualmente por agressão sexual e estupro.

No Brasil, estão na lista de famosos com a doença a atriz Fernanda Paes Leme, a cantora Preta Gil, a ativista Luísa Mell, e o cantor Dinho Ouro Preto. Já a apresentadora Ana Hickmann, relatou ter febre alta, calafrios e dores no corpo, mas disse que não fará o exame ainda, já que não apresenta insuficiência respiratória.