A cantora Vanusa recebeu alta nesta sexta-feira (9) do Oswaldo Cruz, em . A cantora, de 73 anos, ficou 32 dias internada tratando de uma e anemia. Segundo o jornal Extra, ela chegou a ser transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e veio apresentando uma melhora gradativa, segundo informou o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da artista.

”O Complexo Hospital dos Estivadores informa que a paciente Vanusa dos Santos Flores, de 73 anos, teve alta nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, depois de uma internação de 32 dias”, diz o comunicado.

No fim do mês passado, Rafael Vanucci, filho da cantora, relembrou que a dependência em remédios, a bebida e a causaram todo o transtorno na saúde de Vanusa.

“Há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de 5 anos quando ela foi afetada pela bactéria, a h pylori, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito”.

“Cerca de oito ou nove enfermeiras passaram por sua casa, mas ela não aceitava. Daí as internações diversas, em clínica de reabilitação, em casa de repouso, casa para idosos”.

Embora alguns pensem que a cantora seja vítima do mal de Alzheimer, a verdade é que não existe esse diagnóstico. Segundo Rafael, os médicos explicaram que ela sofre de uma síndrome demencial, que é caracterizada por declínio cognitivo e com comprometimento das funções sociais e funcionais. É um termo geral para várias doenças neurodegenerativas que afetam principalmente pessoas na terceira idade.