O corpo de Liberato foi enterrado no início da tarde desta sexta-feira (29) no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, na zona oeste de São Paulo. O enterro do apresentador aconteceu no mesmo dia em que seu pai foi enterrado, dez anos atrás.

A cerimônia foi aberta ao público e reuniu centenas de fãs, que cantaram, aplaudiram e fizeram um coro em declarações ao apresentador. A mãe, Maria do Céu, 90, e os irmãos, Aparecida e Amandio, estavam bastante emocionados, assim como a mulher, Rose Miriam, e os três filhos de Gugu.

O caixão de Gugu chegou ao cemitério por volta das 11h15, após um cortejo em um carro dos Bombeiros a partir da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). O filho mais velho dele, João Augusto Liberato, 18, acompanhou o corpo na viatura, enquanto o restante da família foi de van.

O velório do apresentador foi encerrado às 10h, após 22 horas de homenagens e despedidas. Milhares de fãs passaram pelo local -o número exato não foi divulgado- e chegaram a esperar mais de três horas para ver o apresentador. Também se despediram do apresentador nomes importantes da TV brasileira.

Passaram pela Alesp os apresentadores Geraldo Luís, Ratinho e Marcos Mion; membros das bandas Polegar e Dominó, criadas por Gugu nos anos 1990; e Cintia e Silvia Abravanel, filhas de Silvio Santos. O dono do não compareceu, mas mandou uma coroa de rosas.

Entre os fãs que compareceram ao local, houve pessoas que viajaram mais de 1.600 km para ver o apresentador, como o vendedor Antonio da Paz, 64, que veio de Ubatã, no sul da Bahia, e foi o segundo da fila, chegando ainda na madrugada de quinta (28) à Alesp. O primeiro da fila foi o gari Saulo Duarte Soares, 33, de Juquiá, no Vale do Ribeira.

Na quinta, alguns fãs chegaram a entrar na fila mais de uma vez para se despedirem do apresentador, apesar de uma volta chegar a levar mais de três horas. As filas, que persistiram durante toda a madrugada, diminuíram apenas na manhã desta sexta, quando os fãs passaram a levar 20 minutos para ver Gugu.

MORTE TRÁGICA

O apresentador , 60, teve a morte confirmada na noite do último dia 22, após ele passar dois dias internado em um hospital de Orlando, na Flórida, Estados Unidos, em decorrência de uma queda sofrida em casa. Ele despencou de uma altura de quatro metros quando fazia um reparo no ar-condicionado instalado no sótão.

Cerca de duas semanas antes do acidente, Gugu foi dado como morto pela rede social da própria emissora, a . Na ocasião, ele teve de ir a público confirmar que estava bem. “Pessoal, alguém publicou que eu tive um enfarto (sic). É fake, tá? Estou muito bem, obrigado”, escreveu ele em seu Twitter.

Após a queda sofrida em sua casa, os médicos constaram que o apresentador não apresentava mais atividade cerebral, segundo a nota de falecimento, que não especifica a data exata da morte. Os familiares então autorizaram a doação de todos os seus órgãos, o que poderia beneficiar até 50 pessoas.

O governador de São Paulo, João Doria (), decretou luto de três dias em razão da morte do apresentador, que ele classificou como “um de seus principais comunicadores”: “O Brasil perde um talento”, afirmou em nota. Já a Assembleia Legislativa ofereceu o salão nobre para a realização do velório.