Colecionando polêmicas nos últimos meses, se envolveu em uma nova neste domingo (1). Nos stories do Instagram em pleno , o digital influencer fez críticas pesadas a adolescentes que pensam em se matar. As afirmações do blogueiro causaram furor na web, o que levou o nome de Carlinhos ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter.

“Eu vejo meninos de 16 anos me mandando ‘eu quero me matar'. Vai imbecil, vai se matar porque você nem começou a vida ainda (…). Venha perguntar a uma mulher de 75 anos, que até hoje trabalha, sustenta os netos, que até hoje está varrendo o quintal, que está catando latinha na rua para sustentar os bisnetos, venha perguntar se ela se matou com 16 anos. Eu não sei os seus motivos, mas sei os delas”, afirmou.

Rapidamente, o vídeo passou a ser compartilhado nas redes sociais, com direito a comentários negativos à fala de Carlinhos. Após a repercussão, ele teria apagado os Stories.

Respostas

Felipe Neto usou seu Instagram para rebater um vídeo feito por Carlinhos Maia em que ele chama adolescentes que tentam suicídio de ‘imbecis': “Nesse momento do mundo, não existe nada mais importante do que se informar a respeito da depressão e tudo o que envolve essa doença. Está começando agora o setembro amarelo. Depressão é o mal do século no mundo inteiro. A sua dor é legítima. O seu sofrimento é real e legítimo. Ninguém pode dizer que não é. O que você precisa é de buscar maneiras de conseguir melhorar. O que você tem é uma doença. Eu espero que vocês não deixem esse tipo de mensagem influenciar vocês”.

O youtuber também lembrou que, segundo o Artigo 122 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40, induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça é considerada uma prática criminosa. A pena é de reclusão de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da resulta lesão corporal de natureza grave.

Setembro amarelo

Setembro é o mês dedicado à prevenção de suicídio. No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. No mundo, há uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no planeta. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Você pode conversar com um voluntário do CVV (Como Vai Você?) ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita. Como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito.