Fibromialgia, doença que impediu Lady Gaga de vir ao Brasil, causa dores intensas
Doença ainda não tem causa apontada
Arquivo –
Doença ainda não tem causa apontada
A fibromialgia, doença que fez com que a cantora norte-americana Lady Gaga não viesse ao Brasil para tocar no Rock in Rio na última sexta-feira (15), é uma doença que causa, entre vários problemas, dores insuportáveis. “Fui internada e não se trata apenas de dor no quadril ou desgaste causado pela turnê. Estou com dores severas”, anunciou Lady Gaga em sua conta oficial do Twitter.
A dor intensa nos músculos, articulações, tendões e ligamentos não é capaz de resumir o drama de quem sofre da síndrome. Segundo o fisioterapeuta Bruno William, as reclamações de dores dos pacientes com a doença não são por acaso, nem “frescura”. “Como toda dor crônica, surge sem explicação e é insistente. São alterações bioquímicas que fazem com que os nervos do corpo entrem em colapso”, resume.
Segundo ele, para preservar o corpo, os nervos entendem que o organismo está em alerta e emite comandos de forma mais enfática, gerando dores constantes e insuportáveis em áreas como nuca, costas e quadril, além de tontura, enxaqueca, ansiedade e depressão.
Para complicar ainda mais, não existem ainda testes em laboratório que detectem a fibromialgia de forma precisa. Além disso, não há cura, apenas ajuda com remédios, além de aliar dieta com exercícios leves como yoga e pilates.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.