Música ‘Swish Swish’ traz rainha brasileira dos memes

Chamada por internautas e fãs de “rainha da internet”, a cantora e dançarina Gretchen é a estrela do vídeo oficial de letras de “Swish Swish” de Katy Perry. A música tem participação de Nicki Minaj, e se mostrou um dos hits de 2017, tocando sem parar nas rádios desde o lançamento do novo disco de Katy, “Witness”. 

O clipe estrelado por Gretchen acaba de ser postado no canal de Katy, que tem mais de 23 milhões de seguidores, e o tópico #SwishSwishGretchen está entre os mais acessados no Twitter Brasil neste momento. Nas cenas multicoloridas, Gretchen dança ao lado de vários dançarinos, faz caras e bocas e reforça a visão bastante conectada de Katy, já que a brasileira é uma das representações de memes que mais bomba na internet, principalmente momentos da participação de Gretchen no reality “A Fazenda”. 

Não é a primeira vez que Katy Perry se apropria de memes variados para se comunicar com seu público. No lançamento de “Last Friday Night”, música de 2010, ela gravou um clipe ao lado da norte-americana Rebecca Black, que havia bombado na internet com uma música caricata chamada “Friday”, que hoje já tem mais de 100 milhões de visualizações no Youtube.

Já na apresentação inicial de “Swish Swish” no programa de televisão SNL, além de levar um grande número de drag queens famosas, modelos trans e artistas performáticos para participar, Katy Perry levou também o Backpack Kid, um garoto de 15 anos com quase 1 milhão de seguidores no Instagram, já aplaudido por Rihanna e que realiza uma “dancinha estranha” chamada de “Floss Dance” (numa tradução livre como “dança solta”). 

Rainha da internet

Neste domingo (2), antes do lançamento de “Swish Swish”, Gretchen já havia protagonizado outro momento memorável na internet, dessa vez em parceria com a Netflix. A empresa de streaming chamou Gretchen e Rita Cadillac para estrelarem um novo comercial com objetivo de promover a série “Glow”, um original da empresa, que fala sobre lutas livres entre mulheres nos anos 80 – e nada mais icônico que duas divas oitentistas brasileiras para realizar a promoção da produção. 

O vídeo é uma grande brincadeira com a própria proposta da série e coloca Gretchen participando de um teste para fazer parte do rol de lutadores. Misturando cenas do próprio seriado com conteúdo genuinamente brasileiro, vemos como os clássicos atributos de Gretchen se transformam em um prato cheio para que os produtores das lutas vejam nela um sucesso ambulante. Só que, como não poderia deixar de ser, eis que surge uma rival, interpretada pela “Musa do Carandiru”, Rita Cadillac.