Artista pede R$ 400 mil em indenizações

Após ser acusado de nas redes sociais do MBL (Movimento Brasil Livre), o cantor e compositor baiano Caetano Veloso afirmou que vai processar a organização, bem como o ator Alexandre Frota, devido as acusações, em ações que somadas resultam em R$ 400 mil.

As ações judiciais, que foram ingressadas no último dia 10, referem-se a publicações do MBL nas redes sociais, que afirmam que Veloso seria pedófilo devido ao fato dele e Paula Lavigne terem iniciado relacionamento quando o cantor tinha 40 anos e ela apenas 13. Caetano atualmente tem 75 anos e teve dois filhos com a empresária.

A hasjtag #CaetanoPedofilo passou a liderar a lista de trending topics do Twitter com mais de 30 mil citações, e está sendo usada sobretudo para atacar Caetano. No Twitter, Alexandre Frota afirmou: “o juiz vai me chamar e perguntar porque Caetano é pedófilo? Vou responder: ele com 40 anos tirou a virgindade de uma menor de 13. Simples”, explicou. Ele também é alvo das ações judiciais.

Processo

Acusado de pedofilia, Caetano Veloso diz que vai processar MBL e Alexandre Frota

“O processo é de indenização, e diz respeito aos ataques e às ofensas que essa turma está fazendo por discordar da opinião em relação ao que entendemos como tentativa de impor censura à liberdade de expressão”, explicou a empresária. “Se querem debater, estamos disponíveis. Mas não vamos aceitar ofensas e incitação ao ódio, como tem sido feito pelo MBL, Alexandre Frota, Kim Kataguiri e outros”, diz Lavigne.

À época do casamento de Caetano e Lavigne, em 1986, contudo, não havia a atual previsão de crime nas relações sexuais entre maiores e menores de 14 anos — a discussão era caso a caso, a cargo do juiz, com base no comportamento do/da menor. Essamudança no Código Penal só aconteceu em 2009.

Procurado pela Folha, Kim Kataguiri, coordenador do MBL, afirmou que soube do processo pela internet. “Vamos aguardar a citação e responder na Justiça”, disse.