Craque é acusado de sonegar impostos por meio de empresa fantasma

O jogador argentino Lionel , cinco vezes eleito melhor do mundo, foi a um tribunal de Barcelona nesta terça-feira (2) para prestar depoimento, em julgamento em que é acusado de sonegar impostos, de acordo com a agência britânica Reuters.

Pessoas que passavam pelo local aplaudiram sua chegada, mas segundo a agência, não havia torcedores do Barcelona no local, como houve em audiência anterior.

O craque e seu pai, Jorge Horacio Messi, não concederam entrevistas a repórteres. O julgamento havia sido iniciado na última terça-feira (30), mas Messi não compareceu durante as duas primeiras sessões. Ele alegou que ainda se recuperava de uma lesão nas costas, provocada durante o amistoso entre Argentina e Honduras, na sexta-feira (28).

Panama Papers

Pai e filho são acusados de sonegar 4,2 milhões de euros em impostos, entre os anos de 2007 e 2009, por meio do esquema Panama Papers, uma rede de empresas de fachada que seriam utilizadas para sonegação de impostos.

Eles podem ser condenados a quase dois anos de prisão. A pena máxima para o caso é de 22 meses. A promotoria afirma que os Messi, pai e filho, ocultaram uma renda por meio de empresas fantasma no Uruguai, Belize e Reino Unido. Se Messi for condenado ao período máximo, ele pode ficar de fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.