Pular para o conteúdo
Evento

Casarão Thomé abrirá espaço para arte urbana nesta terça-feira

Na próxima terça-feira (23), o Casarão Thomé abrirá espaço para arte urbana, com dois jovens talentos das artes visuais sul-mato-grossenses: Laís Rocha Oliveira, conhecida por seu nome artístico Bejona, e o grafiteiro Rafael Mareco. Eles ocuparão algumas áreas externas do Casarão para que o público possa apreciar as artes ao ar livre. A artista visual, … Continued
Jennifer Ribeiro -
(Divulgação)

Na próxima terça-feira (23), o Casarão Thomé abrirá espaço para arte urbana, com dois jovens talentos das artes visuais sul-mato-grossenses: Laís Rocha Oliveira, conhecida por seu nome artístico Bejona, e o grafiteiro Rafael Mareco. Eles ocuparão algumas áreas externas do Casarão para que o público possa apreciar as artes ao ar livre.

A artista visual, Laís, iniciou sua carreira em 2018, quando iniciou o curso de artes visuais da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Para sua arte, Laís explorou a pintura, gravura, o desenho e até o vídeo mapping e planografias. Além de expositora, Laís foi uma das organizadoras do evento.

A artista preparou, com a técnica da arte digital, cartazes com imagens que fazem referência à família Thomé, ao Casarão e outras criações que se referem às metáforas visuais que expressam os sentimentos humanos. Esses Lambes serão colados nos muros externo do (em construção) no dia do evento.

Já o grafiteiro Rafael Mareco iniciou sua carreira em 2009, pintando muros por . Ele se especializou em criação de personagens dentro do universo do graffiti e levou sua experiência para outras áreas como ilustração, animação, modelagem e impressão 3D, edição de vídeos e Router CNC.

Em 2023 Rafael propôs fazer e iniciou um mural nas paredes do galpão do Casarão Thomé. Neste dia 23 o artista finaliza sua obra e entrega ao público mais uma de suas criações.

O evento terá a duração como ‘happening’, enquanto os artistas estiverem atuando, ou seja, com participação direta do público e depois ficará exposto permanentemente ou até novas ocupações.

Casarão Thomé

O Casarão Thomé é um espaço cultural em formação. A casa que foi moradia de Manuel Maria Secco Thomé, avô materno da artista Miska Thomé, abrigou por 20 anos a sede do Consulado Português no antigo MT, e é também a sede da ONG ECOA (Ecologia e Ação) no 1° andar.

O Espaço Cultural na parte térrea continua sendo estruturado com uma Sala Memória da família Thomé e
espaços para mostras, exposições, e outras atividades artísticas, culturais e tecnológicas.

A família Thomé, vinda de com os irmãos Manuel, Joaquim e Antônio em 1912, através da Empresa “Thomé & Irmãos” e depois “Thomé & Filhos”, foi uma das responsáveis pela construção de Campo Grande e também pela vinda de uma grande parte das famílias de imigrantes portugueses. O
Casarão construído em 1945, em estilo Art Deco, foi a última residência da família e continua sendo ocupado por seus herdeiros.

Atualmente a sua visitação está restrita aos dias de eventos. O projeto cultural do espaço, que precisou ser adiado devido à pandemia, agora começa aos poucos, tomar forma, com as ocupações.

Serviço

O evento acontecerá a partir das 18h, no Casarão Thomé, que fica na Rua 14 de julho, 3169, em área próxima ao complexo Ferroviário e da Feira Central.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Novo Minha Casa Minha Vida deve aquecer venda de imóveis de até R$ 500 mil em MS; veja simulação

salario

Salário dos servidores municipais de Campo Grande está disponível para saque

VÍDEO: Motorista perde controle, derruba árvore e bate em poste de avenida de MS

VÍDEO: Homem é preso após perseguir mulher até delegacia depois de fazer ameaças em MS

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Condenado por agredir a mãe, filho de Nicolas Cage não será preso; entenda

Últimas Notícias

Cotidiano

Verticalização do Parque dos Poderes causaria de morte de aves a enchentes e caos no trânsito

Audiência pública discutiu construção de prédios na região do entorno do Parque Estadual do Prosa

Polícia

Dois homens são esfaqueados em briga e ameaças em Anastácio

A polícia foi acionada depois que um dos homens ameaçou o outro durante o atendimento médico.

Transparência

Funesp revoga autorização e entidades de esporte devem deixar o Guanandizão

Cessão dos espaços foi iniciada em 2022 para fomentar práticas esportivas e lazer

Trânsito

VÍDEO: Motociclista tem moto apreendida e questiona ‘vista grossa’ para pneus carecas de caminhão guincho

Postagem foi feita nas redes sociais e chamou a atenção