Para discutir O Infantil e suas múltiplas faces, a Sociedade de Psicanalítica de promove evento com mais de 100 profissionais inscritos, neste sábado (3), a partir de 16h. O debate conta com a participação de Bernardo Tanis, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Tanis será um dos principais expositores no Congresso da IPA –  International Psychoanalytical Association -, em Vancouver, Canadá, no ano que vem sobre O Infantil.

Também participa do debate Ruggero Levy, psicanalista e membro efetivo e Analista Didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e da International Psychoanalytical Association (IPA). Levy também é autor de diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas especializadas regionais, nacionais e internacionais, bem como relator e palestrante em diversos eventos científicos.

Transmitido pela plataforma Zomm e com a coordenação da profissional Leila Tannous Guimarães, da SPMS, a atividade faz parte do calendário da entidade psicanalítica de Mato Grosso do Sul. Interessados podem se inscrever pelo site da entidade, em www.spms.com.br ou pelo telefone 67-3325-7770.

Sobre a Sociedade de Psicanalítica

Composto por 31 membros, o Instituto de Psicanálise é bastante atuante, com vários analistas em função didática e 28 candidatos em diversas fases de sua formação. Registram o início do movimento psicanalítico em Mato Grosso do Sul na década de 70, com o trabalho pioneiro de Dra. Maria Teodorowic, psiquiatra e psicanalista da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro – SPRJ, que em seu retorno a Campo Grande se dedicou a difundir o pensamento psicanalítico nos cursos de Medicina e Psicologia das universidades locais – e UCDB e criou o Centro de Estudos Sul Mato-grossense de Psicoterapia Dinâmica – CESMAPID, com o objetivo de difundir as práticas psicoterápicas de orientação psicanalítica. Posteriormente o Dr. Clodoaldo Frizon, também psicanalista da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro – SPRJ, associou-se ao CESMAPID e ao futuro da psicanálise em nossa região.

O CESMAPID cresceu, mantendo o foco sobre os estudos da teoria e técnica psicanalítica e oferecendo formação em Psicoterapia de Orientação Analítica a muitos colegas médicos e psicólogos residentes no estado. Em um movimento de difusão, outros grupos foram formados na década de 80, como o Grupo de Estudos de Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia da Infância – GEPPPI, coordenado pelo Dr. Osvaldo Dante Di Loreto, e o Grupo de Estudos de Psicoterapia Analítica de Grupo – GEPAG, filiado a ABPAG.

A semente foi lançada e a psicanálise em Mato Grosso do Sul pode contar com profissionais dispostos a buscar uma filiação que viabilizasse a formação psicanalítica nos moldes da Associação Psicanalítica Internacional – IPA. Assim, o Núcleo Psicanalítico de Mato Grosso do Sul foi formado em janeiro de 1990, sob a responsabilidade do Instituto de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro – SPRJ.

Com trabalho institucional foi constituído no Grupo de Estudos Psicanalíticos de Mato Grosso do Sul – GESP-MS, que foi homologado no XL Congresso Internacional de Psicanálise, em Barcelona, em julho de 1997. Com mais trabalho sério e dez anos depois, no Business Meeting da IPA, em Berlim, 2007, a SPMS alcançou a categoria de Sociedade Componente da IPA, o objetivo compartilhado de seus membros que compreendem que de sua dedicação constante depende o futuro da transmissão psicanalítica em nossa região.