Pular para o conteúdo
Evento

Sociedade de Psicanalítica de MS promove evento online com o tema “O Infantil” neste sábado

Interessados podem se inscrever pelo site da entidade
Arquivo -

Para discutir O Infantil e suas múltiplas faces, a Sociedade de Psicanalítica de promove evento com mais de 100 profissionais inscritos, neste sábado (3), a partir de 16h. O debate conta com a participação de Bernardo Tanis, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Tanis será um dos principais expositores no Congresso da IPA –  International Psychoanalytical Association -, em Vancouver, Canadá, no ano que vem sobre O Infantil.

Também participa do debate Ruggero Levy, psicanalista e membro efetivo e Analista Didata da Sociedade Psicanalítica de e da International Psychoanalytical Association (IPA). Levy também é autor de diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas especializadas regionais, nacionais e internacionais, bem como relator e palestrante em diversos eventos científicos.

Transmitido pela plataforma Zomm e com a coordenação da profissional Leila Tannous Guimarães, da SPMS, a atividade faz parte do calendário da entidade psicanalítica de Mato Grosso do Sul. Interessados podem se inscrever pelo site da entidade, em www.spms.com.br ou pelo telefone 67-3325-7770.

Sobre a Sociedade de Psicanalítica

Composto por 31 membros, o Instituto de Psicanálise é bastante atuante, com vários analistas em função didática e 28 candidatos em diversas fases de sua formação. Registram o início do movimento psicanalítico em Mato Grosso do Sul na década de 70, com o trabalho pioneiro de Dra. Maria Teodorowic, psiquiatra e psicanalista da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro – SPRJ, que em seu retorno a se dedicou a difundir o pensamento psicanalítico nos cursos de Medicina e Psicologia das universidades locais – e UCDB e criou o Centro de Estudos Sul Mato-grossense de Psicoterapia Dinâmica – CESMAPID, com o objetivo de difundir as práticas psicoterápicas de orientação psicanalítica. Posteriormente o Dr. Clodoaldo Frizon, também psicanalista da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro – SPRJ, associou-se ao CESMAPID e ao futuro da psicanálise em nossa região.

O CESMAPID cresceu, mantendo o foco sobre os estudos da teoria e técnica psicanalítica e oferecendo formação em Psicoterapia de Orientação Analítica a muitos colegas médicos e psicólogos residentes no estado. Em um movimento de difusão, outros grupos foram formados na década de 80, como o Grupo de Estudos de Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia da Infância – GEPPPI, coordenado pelo Dr. Osvaldo Dante Di Loreto, e o Grupo de Estudos de Psicoterapia Analítica de Grupo – GEPAG, filiado a ABPAG.

A semente foi lançada e a psicanálise em Mato Grosso do Sul pode contar com profissionais dispostos a buscar uma filiação que viabilizasse a formação psicanalítica nos moldes da Associação Psicanalítica Internacional – IPA. Assim, o Núcleo Psicanalítico de Mato Grosso do Sul foi formado em janeiro de 1990, sob a responsabilidade do Instituto de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro – SPRJ.

Com trabalho institucional foi constituído no Grupo de Estudos Psicanalíticos de Mato Grosso do Sul – GESP-MS, que foi homologado no XL Congresso Internacional de Psicanálise, em Barcelona, em julho de 1997. Com mais trabalho sério e dez anos depois, no Business Meeting da IPA, em Berlim, 2007, a SPMS alcançou a categoria de Sociedade Componente da IPA, o objetivo compartilhado de seus membros que compreendem que de sua dedicação constante depende o futuro da transmissão psicanalítica em nossa região.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

pertences de eliza samudio

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

estátua

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família injeta R$ 129 milhões em Mato Grosso do Sul e beneficia 190 mil famílias em julho

Os pagamentos do Bolsa Família iniciam nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 31

Cotidiano

Beneficiários do INSS madrugam atrás de atendimento para receber ressarcimento

Só em Campo Grande, são 11 agências dos Correios habilitadas para atender aposentados e pensionistas

Política

Deputado cita Zambelli e vê ação da PF caminho para Bolsonaro não listar entre fugitivos do 8/01

O parlamentar comentou ostensiva contra o ex-presidente e afirmou que a imposição do uso de tornozeleira já era defendida pelo PT

Brasil

‘Suprema humilhação’: após colocar tornozeleira, Bolsonaro diz que PGR não tem provas

Questionado se vai respeitar as medidas impostas, Bolsonaro disse que não responderia a essa pergunta