Pular para o conteúdo
Evento

Campo-grandenses participam de live na programação nacional da Semana de Museus

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Vania Lucia Baptista Duarte e Cledeir Pinto Alves palestram em evento no dia 19 de maio
Arquivo -

Três profissionais campo-grandenses participam no dia 19 de maio da programação nacional da Semana dos Muses com o tema “O Futuro do Museus: Recuperar e Reimaginar”. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e (Sectur),promove o evento no canal do Youtube, às 9 horas. A live apresenta a palestra de três profissionais da área: Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Vania Lucia Baptista Duarte e Cledeir Pinto Alves.

O tema foi escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições. Em , esta temática perpassa a importância dos povos migrantes para a formação da cidade e, por isso, apresenta profissionais e lideranças indígenas, quilombolas e estudiosos a respeito da Comitiva de José Antônio Pereira.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, esse é um evento de extrema importância para o setor de patrimônio cultural. “A Semana de Museus reúne conhecimentos acerca do segmento museal de todo o Brasil, por isso carrega tanta importância em sua programação. Essa live será gravada dentro do nosso José Antônio Pereira, ponto que originou toda a Campo Grande”, discorre.

Sobre as palestrantes

Cledeir Pinto Alves é graduada em Geografia, com especialização em Gestão e Educação Ambiental, Antropologia e História dos Povos Indígenas, Mestre em Educação, Membro do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena, Formadora da Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo , Membro do Comitê Editorial Núcleo UFMS e Militante do Movimento Indígena Natividade Alcântara Marques. Ela ministra a palestra “O povoamento de Campo Grande através do olhar das etnias indígenas”, que resgatará a história dos povos indígenas que aqui habitavam quando a comitiva de José Antônio Pereira chegou a nossa cidade.

Vania Lucia Baptista Duarte é graduada em História (licenciatura e bacharelado) e em Pedagogia (Licenciatura Plena). Tem Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, é Vice Coordenadora do Grupo de Mulheres Negras em Ação da Comunidade Quilombola Tia Eva (GMUNE), Membro do Grupo TEZ e da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Conselheira Municipal dos Direitos do Negro na cidade de Campo Grande e Atualmente está coordenadora pedagógica na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira. Vania aborda o tema “O povoamento de Campo Grande através do olhar da Comunidade Quilombola Eva Maria de Jesus – Tia Eva”.

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato é pós doutora em História pela Unicamp, Doutora em História pela UFSC, Professora na graduação em História na UFMS e na pós graduação em Educação/CPTL. Ela também é Coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de História, mulheres e Patrimônio Cultural e desenvolve pesquisas sobre Educação histórica e museus, ensino de história e memória Mulheres e Patrimônio. Jaqueline fala acerca do tema “O povoamento de Campo Grande através do olhar da Comitiva José Antônio Pereira” poderemos relembrar toda trajetória de vida e de ideais da família mineira que chegou a Campo Grande no ano de 1872.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais