Pular para o conteúdo
Evento

2º livro de série bíblica é lançado hoje em Campo Grande: a história do ‘povo de Deus’

Para o autor, o povo de Deus se cansa de seu criador, o que resulta numa vida 'moralmente decaída'
Arquivo -
Marcelo Moura
Marcelo Moura

Autor do livro ‘Dos Clãs à Monarquia’, Marcelo Moura, professor e doutor em Ciências da Religião, aguça a curiosidade e dá importantes e curiosas respostas sobre a milenar história do povo hebreu, em muitos ambientes de igrejas cristãs também chamado de ‘povo de Deus’, em sua nova obra.

Também pastor da igreja batista, Marcelo ressalta que este é o segundo livro de uma série de oito livros, e que retrata os períodos da narrativa bíblica sobre a tomada da chamada ‘terra prometida’, desde a formação dos primeiros clãs judaicos até a Monarquia iniciada com o Rei Saul.

“O livro narra esse momento da história do povo hebreu (transição) quando vão deixar de ser peregrinos no deserto para ocuparem uma terra (Terra Prometida). Essa ocupação se dá de duas maneiras (guerreira e violenta), mas também pelo processo migratório natural”, explica o autor.

“O mais importante desse livro é entender que o povo hebreu viveu em ciclos de ápice e depressões na relação com Deus. A obra destaca a instabilidade de relação desse povo com seu Deus, ora sendo infiel e derrotado, ora fiel e abençoado e/ou contemplado”, destaca Marcelo.

Mensagem atual

Mesmo sendo um guia de estudo histórico-narrativo da bíblia, o livro também tem uma mensagem religiosa que retrata advertências de um Deus preocupado com seu povo.

“Muitas vezes, a gente pauta a mensagem com Deus pelos resultados. Com o passar do tempo, passa a esquecer da luta e cessa de falar aos seus descendentes e herdeiros qual o valor daquilo, que você está ali graças ao livramento de Deus. O povo passa a desfrutar das benesses, das alegrias, e aí a próxima geração torna-se infiel. Neste momento da história narrada na bíblia, depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que havia feito por Israel. Então, os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins (deuses adorados por outras culturas ancestrais)”, frisa Marcelo Moura.

Para o autor, o povo de Deus se cansa de seu criador, o que resulta numa vida ‘moralmente decaída’. Marcelo explica ainda que a intenção do livro é levar cristãos, de vários espectros denominacionais, a refletirem sobre sua vida e relacionamento com Deus. “O que a gente espera de Deus e o que Ele espera de nós? Nosso coração está em Deus por Deus ou está em Deus por nós?”, questiona.

Serviço

O lançamento do livro ‘Dos Clãs à Monarquia’ será na sexta-feira, 10 de setembro, na Quarta Igreja Batista de , na Rua José Antônio nº 1951, a partir das 19 horas. O evento será aberto ao público e respeitará todos os protocolos de biossegurança. Uso de máscaras será obrigatório e a igreja disponibilizará álcool em gel e fará controle para limitar quantidade de pessoas no templo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Últimas Notícias

Brasil

Antes de operação, Eduardo Bolsonaro ironizou Moraes com fala sobre porta aviões no Paranoá

Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo ainda direcionou mensagens ao vice-presidente do Brasil

Brasil

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Ex-presidente não escondeu a surpresa e indignação após ser alvo da operação da PF

Transparência

Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar terra indígena em Dourados

Funai expediu 16 notificações, alegando que não conseguiu informar proprietários sobre inclusão de áreas em estudo de demarcação anunciado em 2016

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Bernardo Fleitas Alfonso foi executado a tiros de pistola 9 mm por motociclista que fugiu