Pular para o conteúdo
Evento

“Encontros para a poesia” é tema do Chá Acadêmico da ASL em outubro

Entre repentes performáticos, o tom lúdico invadirá o templo da literatura sul-mato-grossense na ´próxima quinta-feira, 31 de outubro. Trata-se do Chá Acadêmico da ASL, evento cultural que vai receber Ruberval Cunha, criador do Improviso Guaicuru, modalidade que agrega técnicas teatrais, discurso poético, elementos musicais e a participação direta do público. Na ocasião, o poeta...
Arquivo -

Entre repentes performáticos, o tom lúdico invadirá o templo da literatura sul-mato-grossense na ´próxima quinta-feira, 31 de outubro. Trata-se do Chá Acadêmico da ASL, evento cultural que vai receber Ruberval Cunha, criador do Improviso Guaicuru, modalidade que agrega técnicas teatrais, discurso poético, elementos musicais e a participação direta do público. Na ocasião, o poeta e repentista norteará um passeio entre rimas e histórias, sob o tema “Encontros para a – um depoimento literário”.

Tricampeão da Noite Nacional de Poesia, de versos livres a declamações, Ruberval promete “uma viagem multifacetada, com presença de elementos da linguagem literária oral e de personagens relevantes da nossa cultura, como o ex-presidente da ASL Elpídio Reis, Arassuay Gomes de Castro, Manoel de Barros, Américo Calheiros e Rubenio Marcelo, entre outros”. Formado em Letras pela UFMS, o palestrante é presença constante em de e contação de histórias.

Para o presidente da ASL, escritor Henrique Alberto de Medeiros, um dos diferenciais desta edição “está justamente na capacidade de Ruberval em trazer o público à cena, fazendo cumprir a efetiva democratização e popularização da arte literária”. Já o secretário-geral, Rubenio Marcelo, destaca a oralidade única do poeta, pautada na linguística, filosofia, psicologia e sociologia. Segundo ele, são estes os ingredientes que compõem a modalidade que batizou de “Improviso Guaicuru”.

A abertura do encontro estará por conta do intérprete e violonista Reginaldo Sans e declamações de Aloízio Soares. As artes plásticas também marcarão presença nas mãos da artista, poeta e professora Roseléia Valadão, que pintará um quadro temático ao vivo durante o encontro, utilizando técnicas como ressignificação de objetos cotidianos. O Chá Acadêmico da ASL começa às 19h30, realizado sempre na última quinta-feira do mês.

Sala Prof. Arassuay Gomes de Castro – Antes do encerramento, a diretoria da ASL vai inaugurar oficialmente a Sala Prof. Arassuay Gomes de Castro, em homenagem ao escritor nascido em 1926, autor de diversas obras e ex-presidente da ASL, imortalizado junto à Cadeira 24. A solenidade faz parte dos festejos alusivos aos 48 anos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – a mais alta entidade literária do Estado, fundada em 30 de outubro de 1971.

Mais sobre Ruberval Cunha: Palestrante, ator performático, poeta repentista e professor, é tido por muitos como um dos principais nomes da poesia oral em Mato Grosso do Sul. Com 30 anos de atuação no mercado cultural, foi presidente da União Brasileira de Escritores – MS e atuou no Conselho Estadual de Cultura e Conselho Municipal de Cultura de . Atualmente, integra a Associação Campo-grandense de Grupos Teatrais (ACGT) e trabalha na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, responsável pelos projetos “Todas as Letras” e “Vem Ler o Mundo”.

Serviço

Chá Acadêmico da ASL
“Encontros para a poesia – um depoimento literário”
Quando: 31 de outubro, às 19h30
Onde: Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco
Quanto: Gratuito

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos