A Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande realiza na próxima segunda-feira (4), o primeiro Festival Literária do MS. Com o objetivo de difundir e integrar a literatura das favelas, seus autores e sua arte, a iniciativa acontecerá em 24 capitais simultaneamente. Na ocasião, autores moradores de Campo Grande irão expor as suas obras e farão palestras aos presentes, falando das suas experiências neste território e da cultura presente nele em geral.

O festival não quer simplesmente levar os livros para apresentar aos moradores, mas também descentralizar e apresentar esses moradores escritores para a sociedade. A CUFA escolheu realizar o Festival no dia 4 de novembro, por ser uma data simbólica: o Dia da Favela. Nesse dia, em 1900, pela primeira vez a nomenclatura foi escrita em documento público, sinalizando o Morro da Providência com este nome.

Central Única das Favelas promove Festival Literário com obras periféricas

O evento acontece junto ao Sarau de Segunda, local onde maioria das pessoas que moram nas extremidades da cidade se encontram para um grande sarau de , dança, performance, poesia falada, além de comes e bebes de marcas locais.

Além da exposição das obras, dentro Sarau teremos momentos de falas desses autores e apresentações culturais com as cantoras Lili Black, Mel Dias, poesia falada com as minas do Slam Camélias,  e Ana Ortega recitando sua obra.

Na música se apresentam as cantoras Lili Black e Mel Dias. Slam Camélias performando suas poesias e Ana Ortega recitando suas obras. Ao todo são 12 escritores confirmados no 1º Festival Favela Literária na Praça dos dentro do Sarau de Segunda.

Serviço

Festival Favela Literária
Data: Segunda-feira,4 de novembro
Horário: 19h
Local: Praça dos Imigrantes (R. Rui Barbosa, 65)
Quanto: Gratuito