As questões políticas que baseiam o funcionamento de um país às vezes parecem assunto complicado até para adultos, mas a servidora pública Marcele Orlando decidiu mudar esse cenário. Ela é autora do livro “Pequeno Grande Cidadão”, que será lançado neste sábado (28), às 15 horas na cafeteria Cheirin Bão.

De forma lúdica e com muitas ilustrações, a obra apresenta os três poderes para crianças e adolescentes visando formar cidadãos mais preparados. “Se a criança crescer achando que todo político é corrupto ela vai ter as motivações erradas para entrar nesse meio. O livro busca mostrar a importância da participação política, para que as futuras gerações cresçam lutando por um cenário mais positivo”, explica Marcele.

Autora lança livro que ensina cidadania e política para crianças

A obra ilustra a vida de um menino que sonha com uma sociedade transformada, e quer descobrir o que ele pode ser

 

quando crescer para que seu sonho se torne realidade. Nessa busca ele aprende qual é a função de cada um dos três poderes e o que fazem as pessoas que neles trabalham, como vereadores, deputados e senadores.

“Percebo que muitas pessoas quando atingem a idade para votar não tem noção da responsabilidade que está em suas mãos. Quando temos acesso à informação ficamos mais exigentes na hora de escolher e temos condições de cobrar mais dos representantes eleitos”, defende a autora.

A ideia do livro surgiu de uma dúvida da sobrinha da autora, a falta de obras sobre o assunto voltadas para crianças motivou Marcele a publica-lo e o apoio de amigos e familiares fez o sonho se tornar realidade. O livro tem uma linguagem simples e acessível, mas muito informativa. O conteúdo inicial acabou se transformando em uma coleção, esse é o primeiro volume mas ainda virão outros tratando sobre direito do consumidor, e temas tributários e ambientais.

“Esses são temas que tem que ser trabalhados nas salas de aula e também dentro de casa. Minha maior motivação é plantar uma sementinha para formar uma geração que pense diferente”, finaliza.

Serviço

O lançamento do livro “Pequeno Grande Cidadão – Conhecendo os Três Poderes”, escrito por Marcele Orlando e publicado pela Life Editora, será realizado neste sábado, dia 28 de setembro, a partir das 15 horas na cafeteria Cheirin Bão, localizada na Av. Afonso Pena, 543 (em frente ao Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).