Cena Cult CG

O cenário cultural em Campo Grande está repleto de eventos na área de música, teatro, dança, artesanato e exposições.  Um cardápio que em nada deixa a desejar para as grandes metrópoles em qualidade e diversidade.  Para começar, indico a exposição ‘Floresta Encantada’  Desdobramentos de um laboratório pictórico, da artista Plástica Ana Ruas,  em cartaz na galeria de arte do Sesc  Cultura até 6 de julho, com horário de visitação de 13h30 às 21h30. Uma experiência impactante, pela conversa exuberante com a natureza e pela intensidade das cores que nos remetem ao fauvismo, uma corrente artística do começo do século 20 que se utilizou de cores vibrantes e formas livres para sua expressão.  O Sesc Cultura fica na Av. Afonso Pena, 2270.

 Aproveite: Agenda cultural de Campo Grande tem música, teatro, dança, artesanato e exposições

Música

Campo Grande tem um bar de época chamado Genuíno . Lá, todas as terças-feiras se apresenta o El Trio Jazz com Adriel Santos, Gabiel Basso e Gabriel de Andrade, músicos incríveis. Toda quarta-feira tem apresentação do maravilhoso Coletivo Vibrações, um repertório  que agradará até os ouvidos mais exigentes quando o assunto é o choro, gênero tão importante para a música e a cultura brasileira. Jacob do Bandolim, Pixinguinha, K-Ximbinho, Severino Araújo e outros grandes nomes que marcaram esse gênero estão presentes na noite.

E nesta quarta o coletivo conta com a participação mais que especial da pianista Leticia Dias e do violonista Carlos Alfeu.

Carlos Alfeu- violão

Lucas Rosa – Vibrafone/Pandeiro/Escaleta

Gustavo Villarinho – Pandeiro

Philip Andara- flauta

Ivan Cruz- 7 cordas/bandolim

Serviço:

Quarta do Chorinho – Coletivo Vibrações

Bar Genuíno

Toda as quartas a partir das 21:30

Endereço: Rua  Aporé com Rua Paissandu, bairro Amambaí

Teatro

O espetáculo Pedra Bruta, Arte de Nós Todos, Arte de Todos nós, revela um caleidoscópio de situações e angústias que promovem uma exposição direta, engraçada e sensível sobre a intolerância, a juventude e a intensidade dos tempos de agora.

Serviço: As apresentações acontecem nos dias 10,11 e 12 de abril às 20h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 67 3317-1795. Acontece no Sesc Cultura ,Av. Afonso Pena, 2270.

Exposição

O Museu de Arte Contemporânea (Marco) abre nesta quarta (10.04), às 19 horas, a Temporada de Exposições Temporárias 2019, com obras do seu acervo. Serão quatro mostras: “Oriente/Ocidente – Comunidades Indígenas do Paraguai”, que traz fotografias de Juan Britos (PY); “Ocupando seu Espaço”, com esculturas do acervo do museu, “A Subjetividade de Vânia Pereira”, que expõe gravuras desta artista de Mato Grosso do Sul e a Mostra “Mulheres Protagonistas de Nossa História”, com fotografias homenageando mulheres ilustres do Estado, fotos estas que compõe o acervo do MIS e gentilmente foram cedidas para esta exposição no Marco .

(escultura de Paulo Pires)

 Aproveite: Agenda cultural de Campo Grande tem música, teatro, dança, artesanato e exposições

1º Encontro da Polca e da Guarânia em Campo Grande

Aproveite: Agenda cultural de Campo Grande tem música, teatro, dança, artesanato e exposições

Campo Grande recebe a partir de quinta-feira, (11) um grande espetáculo musical de raiz guarani e de ritmos latino-americanos, que objetiva fortalecer, ampliar e resgatar costumes culturais que estreitam os laços de Mato Grosso do Sul com países da América do Sul.

1º Encontro da Polca e da Guarânia de Campo Grande, evento musical de raiz guarani e de ritmos latino-americano, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril de 2019 no SESC Morada dos Baís, entre 20 h e 22h na Capital Sul-mato-grossense e contará com 12 apresentações musicais e espetáculos de dança do Estado e países participantes, entre eles o Paraguai e Chile.

Nosso estado tem sua essência cultural fincada nas tradições de raiz guarani, tendo a música, notadamente a Polca Paraguaia e a Guarânia totalmente incorporada aos nossos costumes e tradições. O mesmo se evidencia em nossa gastronomia, nas nomenclaturas das cidades e microrregiões, acidentes geográficos, hidrografia, flora e fauna e em seu próprio linguajar coloquial e para a manutenção desta cultura singular que nos une que o músico e produtor Fábio Kaida com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Município de Campo Grande através do FMIC irá realizar este importante evento para estreitar ainda mais os laços culturais entre o estado de Mato Grosso do Sul e Brasil aos demais países da América Latina.

 Programação

11/04- Quinta feira: 20h30 – Palestra com Prof. Roberto Higa (UFMS), Irwing Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)- Laboratório de Práticas Musicais.   Convidado especial o músico campo-grandense Fábio Kaida.

Tema: Genesis e desenvolvimento da Polca e da Guarânia e Importância do gênero para a música folclórica do MS.

 11/04 Quinta feira:

19 h Abertura Oficial do evento .

20 h Show Musical com Fábio Kaida (Brasil)

21h Show musical com Duo Mendez Lopez (Paraguai)

22h Encerramento

 12/04 Sexta feira:

19h Show Gerson Douglas (Brasil)

19h45 Show l com J Guillermo (Chile)

20h15 Show com os Divinos- Tomas Roa (Brasil)

21h Show Marcelo Rojas (Paraguai)

22h Encerramento

 13/04 Sábado

19h Show Jerry Espindola (Brasil)

19h45 Show Mauricio Brito e Humberto Yule

20h15 Show Pedro Barrios y Grupo Amistad (Paraguai)

21h Show Marcelo Loureiro (Brasil)

22:00hr Encerramento do evento.

 

Show LATINIDADE – Marcelo Loureiro

Espetáculo inédito de Marcelo Loureiro com temas latinos. Na miscigenação musical latino-americana e em prestígio ao Mato Grosso do Sul, com assinatura cenográfica de Isaac de Oliveira, o Núcleo São Joaquim, em parceria com a Casa da União Lar de Santana, apresenta no dia 12 de abril, às 20 horas, no Teatro Dom Bosco, o show beneficente LATINIDADE, com o consagrado compositor e multi-instrumentista,Marcelo Loureiro.

Em inédita apresentação de aproximadamente 80 minutos que percorrerá os ricos ritmos da América do Sul, Marcelo Loureiro interpreta músicas com diversos instrumentos de corda, evidenciando em arranjos a influência latino-americana. O evento conta ainda com a participação especial do cantor romântico Aires Gonçalves

O show é beneficente e parte da renda será revertida para os trabalhos assistenciais da Casa da União. Os ingressos estão sendo vendidos no Thomaz Lanches e na loja Namastê. Para quem prefere comprar na comodidade de casa ou do trabalho, é possível adquirir pelo site de vendas: eventos.casadauniaoms.org.br. Até o dia 9 de abril, o valor promocional é de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Mais informações (67) 99640-8139.

Serviço:

Show LATINIDADE – Marcelo Loureiro

Data: 12/04/2019 – sexta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Dom Bosco

 

Dança

Do Nheengatu, a palavra ´Poracê´, significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. De acordo com o diretor e coreógrafo da companhia, Marcos Mattos, ´Poracê – O outro de nós´, é um espetáculo sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território.Em cena, experimentando corpos e sons imaginados, os intérpretes propõem formas diversas de ser e estar no mundo.  A ‘Temporada Quanto Custa?’ traz um sistema de ingressos alternativo, o “Pague Quanto Quiser”. O público assiste ao espetáculo e ao final da apresentação contribui de forma voluntária com o valor que quiser e puder. A companhia entende que as produções artísticas devem estar ao alcance de todos, viabilizando o acesso. Por isso, o público poderá escolher quanto pagar. A abertura do espetáculo será com o músico Gilson Espíndola.

Serviço

As apresentações do espetáculo ‘Poracê – O Outro de Nós’, da Cia Dançurbana, acontecem nos dias 12, 13 e 14de abril, sempre às 18h30, na Casa de Ensaio, localizada na Rua Visconde de Taunay, 203, Bairro Amambaí.

Aproveite: Agenda cultural de Campo Grande tem música, teatro, dança, artesanato e exposições

Feira da Bolívia

A Feira da Bolívia, realizada todo segundo domingo do mês, no bairro Santa Fé, em Campo Grande e conta com atrações culturais, gastronomia e artesanato. Muito do que é apresentado e vendido tem relação com a cultura do país vizinho, música, comida, artesanato, teatro e exposições de arte. Neste domingo, a atração cultural de destaque será Marina Peralta.

Serviço:

Praça da Bolivia

Data: 14 de abril – domingo

Horário: 9h

Local: Rua das Garças com a Barão da Torre /bairro Stª Fé

Aproveite: Agenda cultural de Campo Grande tem música, teatro, dança, artesanato e exposições