O jornalista Victor Barone lança nesta quarta-feira (6) o livro “Poemas de Amor e Fúria”. O sucessor de seu primeiro livro, “Outros Sentidos” de 2008, traz 74 poemas que mesclam lirismo e sentimento. A obra também integra prefácio do poeta mineiro L. Rafael Nolli e ilustrações do artista plástico Isaac de Oliveira. O lançamento acontece apartir das 18h na Livraria Leparole e a entrada é gratuita.

Em “Poemas de Amor e Fúria”, o jornalista Victor Barone quebra jejum de uma década da primeira publicação, e revela que neste ínterim maturou seu olhar sobre o mundo. Diferente de seu primeiro livro (Outros Sentidos, 2008 – Independente), no qual a sinestesia das palavras decorrentes de emoções seguiu protagonista, os versos de “Poemas de Amor e Fúria” trazem a guerra entre sentimentos não necessariamente opostos, mas complementares em sua essência: o amor, como sintoma da empatia. E a fúria, como reação das marcas d’alma.

Barone celebra em “Poemas de Amor e Fúria” sua visão sobre o poder das palavras, ditas e não ditas, que também ressonam no olhar, nos gestos, no sentir das coisas. Ao mesmo tempo que é poesia, é também uma etnografia dos tempos, é um retrato da fenomenologia tatuada nos atos cotidianos.

Nas palavras do próprio autor, a obra marca o fim de um hiato desde sua primeira obra e a maturação de seu olhar para além de si. No prefácio, Nolli arremata certeiro esse aspecto marcante dos versos, nos quais o autor imprime suas impressões do mundo, ao longo de uma década marcada por tumultos sociais, políticos e interpessoais.

“A poesia de Victor Barone está no olhar, no que ele vê. E ele vê não só o superficial, facilmente perceptível, transformando a realidade em poesia. Ele vê, como os poetas veem, ou deveriam ver, por dentro, pelas engrenagens secretas, pelas entranhas, pelas entrelinhas. Creio residir aí o grande segredo de sua poesia”, comenta o prefacerista.

No lançamento, exemplares da obra estarão à venda e o autor estará disponível para autografar as obras que lhe forem apresentadas. Haverá, ainda, performance poética com o Grupo Casa e canja da cantora Maria Alice, acompanhada pelos músicos Pedro e João Ortale.

Serviço

Lançamento “Poemas de Amor e Fúria”
Quando: Quarta-feira (6), das 18h às 21h30
Onde: Livraria Leparole – R. Euclídes da Cunha, 1126
Quanto: Gratuito