Academia Sul-Mato-Grossense de Letras completa 48 anos e prepara programação especial para esta quinta-feira
A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais representativa entidade literocultural do Estado, comemora 48 anos de existência nesta quarta-feira (30), e para isso preparou programação especial para o evento que ocorrerá nesta quinta (31) na sua sede, situada na Rua 14 de Julho nº 4653 – Altos do São Francisco, Campo Grande. O tradicional evento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais representativa entidade literocultural do Estado, comemora 48 anos de existência nesta quarta-feira (30), e para isso preparou programação especial para o evento que ocorrerá nesta quinta (31) na sua sede, situada na Rua 14 de Julho nº 4653 – Altos do São Francisco, Campo Grande.
O tradicional evento cultural “Chá Acadêmico” da ASL desta quinta (31), a partir das 19h30, que também lembrará o já saudoso acadêmico Abílio de Barros falecido na última segunda-feira (28), apresentará uma concisa palestra com o poeta e repentista Ruberval Cunha, que explanará sobre o tema: “Encontros para a poesia…” e, em interação com o público, ilustrará tudo com performances especiais do seu conhecido “Improviso Guaicuru”.
Além da abertura artística especialmente elaborada, outra atração do evento será a participação de Roseléia Valadão, artista plástica, poeta e professora, que pintará um quadro temático ao vivo (no palco da ASL) durante a programação. E, na parte final, haverá a inauguração da Sala “Prof. Arassuay Gomes de Castro” nas dependências da instituição. Autor de várias obras, o Professor Arassuay (1926 – 2005) foi membro e presidente da ASL.
O escritor e acadêmico José Couto Vieira Pontes, um dos fundadores da Academia, assim disse em recente depoimento: “Ao longo destas décadas, a ASL cobriu-se de glória, seja pela repercussão nacional de suas promoções culturais, seja pela produção literária de alto nível dos seus membros. O embrião da entidade foi o vitorioso lançamento da consagrada obra de Ulisses Serra, “Camalotes e Guavirais”, no dia 13/10/1971, em Campo Grande, uma noite de autógrafos inesquecível, até então jamais vista no Estado. Dezessete dias depois, em 30/10/1971, o confrade Ulysses Serra, numa manhã cheia de sol e cânticos de pássaros, convidou o poeta Germano Barros de Souza, bem com o autor destas linhas, e seguimos todos para a Estância Gisele, de propriedade de Ulysses”, relembra o escritor.
“Quando o bate-papo literário já prosperara bastante, Ulysses subiu num caixote e disse aos companheiros: ‘A Academia de Letras e História de Campo Grande está fundada’. Nascia, assim, o nosso sodalício, à sombra do arvoredo, como no Jardim de Academos, na Grécia Antiga. Nessa histórica reunião, Ulysses Serra recitou versos de seu pai, o notável poeta Arnaldo Serra, autor do livro Aromita; Germano declamou poesias de seus vates preferidos, inclusive Júlio Salusse; eu me lembrei de Vicente de Carvalho e Augusto dos Anjos”, finalizou.
A instalação oficial da Academia aconteceu no dia 13 de outubro de 1972, no saguão do Hotel Campo Grande, e o nome Academia Sul-Mato-Grossense de Letras veio no final de 1978, com o advento do novo Estado (Mato Grosso do Sul). Aos moldes da ABL, a ASL possui 40 cadeiras vitalícias e mantém uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da autêntica arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual.
A atual diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é assim constituída: Presidente – acad. Henrique Alberto de Medeiros Filho; Vice-presidente – acadª. Raquel Naveira; Secretário-geral – acad. Rubenio Marcelo; Secretário – acad. Samuel Medeiros; Tesoureira – acadª. Elizabeth Fonseca; e Segundo-tesoureiro – acad. Valmir Batista Corrêa. Maiores detalhes, como a composição atual de suas cadeiras, notícias recentes, edições dos suplementos culturais, artigos etc, podem ser conferidos no site oficial da Academia.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.