O poeta e Guimarães Rocha lança nesta quinta-feira (13) o livro “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”. A segunda edição da coletânea de MS será feita pela Life Editora. O evento será realizado às 19h30 na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, localizada na Rua 14 de Julho, 4653.

A obra, foi financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais, iniciativa do Governo do Estado, reúne a literatura de , e tem como foco os autores da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual o autor também faz parte.

“A intenção com esse livro é de valorizar nossos colegas da literatura regional, em especial os que já partiram e ficam eternizados através de um trabalho como esse”, afirma Guimarães.

Guimarães Rocha passou cinco anos reunindo material para elaborar a primeira versão da obra, lançada em 2011, e desde então escreveu sobre outros 18 autores, para uma nova edição ainda mais completa e atualizada. A intenção é que esse material chegue até professores e alunos de todo o Estado, contribuindo para valorizar os autores locais.

“Esse livro é uma ação pública de cultura. É preciso que nossos escritores sejam conhecidos pelos cidadãos, pois não somos um povo de um único autor, de uma única música, temos uma cultura forte. Por isso quis propiciar aos estudantes e aos professores a oportunidade de conhecerem os autores sul-mato-grossenses, suas características e suas obras”, comenta o autor.

Figuram no livro grandes nomes como Paulo Coelho Machado, Hélio Serejo, Maria da Glória Sá Rosa, Hildebrando Campestrini e Manoel de Barros, dentre muitos outros. O escritor José do Couto Vieira Pontes, membro fundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e responsável por prefaciar a obra, destaca a importância da iniciativa.

“Guimarães Rocha foi muito feliz ao traçar o perfil dos escritores, poetas, ensaístas e historiadores de nosso querido Mato Grosso do Sul, fazendo-o com substanciosa análise de nossas características regionais, de tal modo que ‘Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense' será agora e sempre um roteiro seguro para o estudo e conhecimento dessa arte primeira”, finaliza José Couto.

Sobre o autor

Antônio Alves Guimarães, conhecido como Guimarães Rocha, é professor formado e pós-graduado em Letras e autor de 23 livros de poesia, filosofia e história em prosa. Reside em Campo Grande, mas é reconhecido nacionalmente por diversos feitos artístico-literários, dentre eles a apresentação e declamação pública durante 15 horas ininterruptas de livros poéticos de sua autoria, feito premiado e reconhecido pelo RankBrasil. Atualmente integra a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e preside e Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul.