Chegam as festas de e vem aquela expectativa de comer toneladas de delícias tradicionais. Mas o que geralmente acontece é que o tanto de comida preparado seria o suficiente para alimentar um exército inteiro! Depois de superestimar a quantidade de comida que seres humanos normais comeriam, o que resta são muitas sobras, o famoso ‘restodontê’.

O que fazer quando você não quer passar a semana seguinte às festas tendo as três refeições do dia baseadas em e farofa? Em vez de jogar tudo fora, por que você não reaproveita? Confira 4 dicas de como reaproveitar as sobras do do :

Com o arroz

Aquela panela enorme de arroz não vai durar muito tempo antes que estrague? Você pode fazer bolinhos de arroz ou transformá-lo em algo mais atrativo, como um arroz de forno com queijo gratinado ou um risoto com o próximo item da lista. Até um arroz carreteiro é uma boa saída. Essas receitas com sobras de arroz vão acabar fazendo muito sucesso!

Se sua família fez realmente muito arroz, você também pode congelar porções em potes herméticos e descongelar conforme precisar. Basta colocar o arroz no pote: ele não perde sabor nem textura quando descongelado.

Com as aves

Você pode fazer tortas de liquidificador – é só usar aquela receita clássica de massa que você tem no fundo de alguma gaveta e desfiar a ave para fazer o recheio. Salpicão e empadas de peru são ótimas pedidas também, além de poder fazer sanduíches deliciosos.

Com as frutas

Normalmente as frutas são utilizadas para decorar a mesa. Não vamos jogar essas delícias fora, não é? Você pode fazer sucos, vitaminas (tente misturas diferentes), smoothies ou saladas de frutas que cairão super bem nesse verão. As frutas vermelhas, muito comuns na ceia de , também podem ser congeladas. Saiba mais na matéria: “Como congelar legumes, frutas e verduras evitando desperdícios: branqueamento de alimentos” e confira o vídeo.

Com o panetone

Às vezes abusamos e chega uma hora em que sequer conseguimos sentir o cheiro do panetone… Mas você pode fazer rabanadas com as sobras dele! Por exemplo: faça a clássica receita de rabanada, passando as fatias de panetone no leite, nos ovos e depois fritando. Polvilhe açúcar com canela e faça a alegria do pessoal na sua casa!


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax