Biscoitos, açúcar, gemas, manteiga, creme de leite, leite e chocolate: esses são os únicos ingredientes necessários para preparar uma deliciosa torta holandesa tradicional! Apesar do nome, a origem da torta holandesa é bem brasileira: nasceu em Campinas na década de 90, pelas mãos da empresária Silvia Maria do Espírito Santo. Silvia havia trabalhado na Holanda anos antes e batizou essa torta como homenagem à sua passagem por esse país europeu.

Essa torta gelada se popularizou bastante, ao ponto de hoje em dia ser presença assídua em vários restaurantes e festas. Por isso, se você quer preparar em sua casa a receita da verdadeira torta holandesa, veja todos os detalhes e segredos da receita de torta holandesa legítima, com os ingredientes e quantidades usados pela sua criadora.

Ingredientes da Torta holandesa tradicional

  • 200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 200 gramas de açúcar (1¼ xícaras)
  • 3 gemas grandes ou 4 gemas médias
  • 2 latas de creme de leite
  • 1 pacote de bolacha Calipso
  • 1 pacote de bolacha Maria
  • 1 colher de café de essência de baunilha

Para a cobertura:

  • 375 mililitros de leite
  • 25 gramas de margarina sem sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 125 gramas de achocolatado

Modo de Preparo

Comece preparando o creme da torta holandesa: bata na batedeira a manteiga com o açúcar até obter uma pasta suave, com os de açúcar dissolvidos. Acrescente as gemas, uma de cada vez, batendo até incorporar. Para dissolver o açúcar mais facilmente prefira usar açúcar refinado no preparo desta torta gelada.

Em seguida adicione o creme de leite sem o soro (reserve o soro num prato) e bata este creme de torta holandesa em velocidade baixa até incorporar.

Dica: A receita de torta holandesa tradicional não leva gelatina em seu preparo, a criadora da receita garante que se a receita for preparada do jeito certo, a torta não desmonta. Além disso não inclui também leite condensado nem leite Ninho no preparo.

Adicione a essência de baunilha no soro do creme de leite e molhe as bolachas Maria rapidamente na mistura, evitando que fiquem muito moles. Disponha essas bolachas no fundo de uma forma de fundo removível, em uma única camada. Se a sua forma não for antiaderente, forre o fundo com papel alumínio. Essa é mais uma das dicas da criadora da receita de torta holandesa tradicional.

Em seguida distribua as bolachas Calipso ao redor da forma, em pé, com o lado do chocolate encostando na forma (virado para fora). Adicione o creme preparado anteriormente e reserve a torta no freezer por, ao menos, 24 horas.

Após esse tempo, prepare a cobertura: misture todos os ingredientes respetivos numa panela e leve ao fogo por alguns minutos, até reduzir bem e formar um creme espesso, mexendo para evitar queimar. Desligue o fogo, espere essa calda esfriar e despeje por cima da torta. Devolva ao freezer até ao momento de servir.

A criadora da receita recomenda tirar a torta do freezer algumas horas antes de ser servida, sendo que a consistência ideal é quando a torta está firme, mas macia o suficiente para cortar com uma faca sem grande esforço.