MidiaMAIS / Culinária

Receita facílima de Bolo de Limão de caneca

Pode fazer este bolo de limão de xícara sempre que quiser: durante os intervalos de uma sessão de cinema em casa, enquanto estuda, quando lê

Carlos Yukio Publicado em 22/03/2021, às 09h20 - Atualizado às 14h21

None
Receita facílima de Bolo de Limão de caneca

Quer conhecer uma receita de bolo de canela para fazer no microondas bem rapidinho? Basta misturar os ingredientes em uma xícara e cozinhar por 2 minutos. O resultado é um bolinho muito fofo, gostoso e de porção individual para o seu lanche ou sobremesa! Poderá fazer este bolo de limão de xícara sempre que quiser: durante os intervalos de uma sessão de cinema em casa, enquanto estuda, quando lê um bom livro ou sempre que sentir vontade de comer algo doce.

O melhor desta receita de bolo de caneca de limão é que é sem forno e, por ser preparada com ingredientes simples e em pouca quantidade, é muito econômica! Para completar o bolinho, poderá ainda preparar uma cobertura de glacê de limão. Confira abaixo:

Ingredientes para fazer Bolo de caneca de limão

Para o bolo de caneca

  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
  • 1 ovo grande
  • 3 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva
  • 1 colher de chá de raspa de limão
  • 1½ colheres de sopa de suco de limão
  • 1 pitada de sal

Para a cobertura

  • 75 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 1½ colheres de chá de suco de limão

Modo de Preparo

Coloque o ovo e o sal numa xícara e bata com um garfo até a clara e a gema ficarem bem misturadas. Use uma xícara de café da manhã comum ou de chá, com capacidade de 200 a 250 ml. Em seguida acrescente o açúcar e mexa até dissolver os grãos do açúcar.

Dica: Preparar a massa do bolo diretamente na xícara em que ele vai cozinhar é bem prático. No entanto, se a sua xícara for pequena, aconselhamos misturar os ingredientes numa tigela e depois transferir para uma xícara.

Em seguida, acrescente o óleo ou azeite e bata para misturar. Se preferir, poderá usar manteiga derretida no lugar do óleo. O passo seguinte desta receita de bolo de xícara é adicionar a farinha com fermento peneirada e bater até incorporar bem.

Dica: Se você apenas tiver farinha sem fermento, acrescente 1 colher de chá de fermento ou de bicarbonato de sódio junto com a farinha.

Por fim, adicione a raspa e o suco de limão na xícara e mexa bem. Pronto para cozinhar: leve este bolo de limão de caneca por 2 minutos no microondas em potência máxima e observe o bolinho crescendo!

Dica: Se quiser, poderá substituir o limão por laranja. Ao retirar a xícara do microondas, faça-o com cuidado pois ela estará bem quente.

Enquanto isso, prepare a cobertura do bolo de limão (glacê de limão) simplesmente misturando o açúcar de confeiteiro com o suco de limão. Mexa bem até obter uma consistência pastosa, que poderá ser mais líquida se adicionar mais suco.

Se a mistura ficar pouco consistente, adicione mais açúcar de confeiteiro. Não aconselhamos substituir este açúcar por outro porque a capacidade de absorção é diferente e o glacê não ficará na consistência certa. Verta essa cobertura sobre o bolinho e está pronto seu delicioso bolo de caneca de limão no microondas!

Jornal Midiamax