Quer conhecer uma receita de bolo de canela para fazer no microondas bem rapidinho? Basta misturar os ingredientes em uma xícara e cozinhar por 2 minutos. O resultado é um bolinho muito fofo, gostoso e de porção individual para o seu lanche ou ! Poderá fazer este bolo de limão de xícara sempre que quiser: durante os intervalos de uma sessão de em casa, enquanto estuda, quando lê um bom livro ou sempre que sentir vontade de comer algo doce.

O melhor desta receita de bolo de caneca de limão é que é sem forno e, por ser preparada com ingredientes simples e em pouca quantidade, é muito econômica! Para completar o bolinho, poderá ainda preparar uma cobertura de glacê de limão. Confira abaixo:

Ingredientes para fazer Bolo de caneca de limão

Para o bolo de caneca

  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
  • 1 ovo grande
  • 3 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva
  • 1 colher de chá de raspa de limão
  • 1½ colheres de sopa de suco de limão
  • 1 pitada de sal

Para a cobertura

  • 75 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 1½ colheres de chá de suco de limão

Modo de Preparo

Coloque o ovo e o sal numa xícara e bata com um garfo até a clara e a gema ficarem bem misturadas. Use uma xícara de café da manhã comum ou de chá, com capacidade de 200 a 250 ml. Em seguida acrescente o açúcar e mexa até dissolver os do açúcar.

Dica: Preparar a massa do bolo diretamente na xícara em que ele vai cozinhar é bem prático. No entanto, se a sua xícara for pequena, aconselhamos misturar os ingredientes numa tigela e depois transferir para uma xícara.

Em seguida, acrescente o óleo ou azeite e bata para misturar. Se preferir, poderá usar manteiga derretida no lugar do óleo. O passo seguinte desta receita de bolo de xícara é adicionar a farinha com fermento peneirada e bater até incorporar bem.

Dica: Se você apenas tiver farinha sem fermento, acrescente 1 colher de chá de fermento ou de bicarbonato de sódio junto com a farinha.

Por fim, adicione a raspa e o suco de limão na xícara e mexa bem. Pronto para cozinhar: leve este bolo de limão de caneca por 2 minutos no microondas em potência máxima e observe o bolinho crescendo!

Dica: Se quiser, poderá substituir o limão por laranja. Ao retirar a xícara do microondas, faça-o com cuidado pois ela estará bem quente.

Enquanto isso, prepare a cobertura do bolo de limão (glacê de limão) simplesmente misturando o açúcar de confeiteiro com o suco de limão. Mexa bem até obter uma consistência pastosa, que poderá ser mais líquida se adicionar mais suco.

Se a mistura ficar pouco consistente, adicione mais açúcar de confeiteiro. Não aconselhamos substituir este açúcar por outro porque a capacidade de absorção é diferente e o glacê não ficará na consistência certa. Verta essa cobertura sobre o bolinho e está pronto seu delicioso bolo de caneca de limão no microondas!