O pavê é uma das receitas mais deliciosas e fáceis de fazer em casa! Esta versão pavê de banana com doce de leite lembra o irresistível banoffe. Pavê é um doce brasileiro de inspiração francesa e seu nome deriva da palavra pavage (francês), que significa “pavimento”, ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a .

Mais especificamente, o pavê é uma espécie de torta gelada que tem como base biscoitos do tipo champanhe ou maizena inteiros ou uma massa de bolo suave embebidos em sucos, licores ou caldas e um creme entre as camadas. Confira a receita abaixo que rende 8 porções e leva 35 minutos para ser preparada.

Ingredientes do Pavê de banana com doce de leite

1 xícara (chá) de leite condensado
2 colheres (sopa) de maisena
2 xícaras (chá) de leite
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (café) de essência de baunilha
3 xícaras (chá) de rosquinhas de leite amanteigadas
4 bananas em rodelas
Suco de 1 limão
2 xícaras (chá) de doce de leite cremoso
Castanha de caju triturada para decorar

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo médio com o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, as gemas e a manteiga, mexendo até engrossar. Desligue o fogo, adicione a essência e misture. Em um refratário, faça camadas de creme branco, de rosquinhas, de banana regada com o suco de limão e de doce de leite. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando em doce de leite. Decore com castanhas e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.