Sobremesas nunca são suficientes, não é mesmo? Principalmente quando acompanhadas ou embasadas em leite condensado. Há milhões de maneiras para utilizar essa iguaria de origem francesa na cozinha de maneira fácil e sem muito esforço. Bolos, cocadas, brigadeiros e muitas outras receitas podem ser feitas com esse ingrediente sem extrapolar os gastos.

Curiosamente, apesar de levar o nome “condensado”, o leite passa por um processo de evaporação, e não de condensação. De acordo com registros históricos, a primeira técnica para produzir o leite condensado surgiu na França, em 1827. Entretanto, somente em 1853 passou a ser fabricado em escala industrial, com o norte-americano Gail Borden Jr, que patenteou seu método em 1856.

Como não havia sistema de refrigeração nem processo de pasteurização, a intenção era utilizar a evaporação para reduzir o volume do leite e aumentar a sua durabilidade.

No entanto, o leite condensado alcançou popularidade durante a Guerra de Secessão nos EUA, quando se tornou um dos alimentos fornecidos aos militares, devido a praticidade em transportar as latas, e por representarem uma excelente fonte de energia, já que cada porção contava com 1.300 calorias. No Brasil, teve seu primeiro registro em 1871 e é usado até hoje.

Confira 3 receitas tradicionais com leite condensado sem gastar além da conta: 

Bolo, cocada e brigadeirão: 3 receitas tradicionais com leite condensado