A omelete, do francês omelette, é um prato extremamente popular no mundo inteiro e faz parte da alimentação dos brasileiros. Popular no Brasil seja no café da manhã, almoço ou jantar, ela faz sucesso! A receita original francesa leva ovos batidos, manteiga, pimenta-do-reino branca, cebolinha e salsinha.

Apesar de oficialmente catalogada como francesa, acredita-se que a omelete surgiu na antiga Pérsia. Ovos batidos eram misturados com ervas picadas, fritos até ficarem firmes, e depois cortados em pedaços, para formar um prato conhecido como ‘kookoo'. Mas, existem muitas versões, incrementadas com queijos, embutidos, legumes, entre outros ingredientes.

Na composição do ovo estão contidos os principais nutrientes para o bom funcionamento do corpo: as proteínas, os minerais e as vitaminas. Sua composição em aminoácidos essenciais se aproximar daquela de que nosso organismo precisa; e ser superada somente pela contida na proteína do leite materno. Veja alguns truques infalíveis de como fazer a omelete perfeita e se delicie!

6 dicas para fazer a Omelete perfeita em casa
(Reprodução, Pinterest)

6 dicas para fazer a omelete perfeita:

  • 1- Escolha uma boa frigideira

Para que a sua omelete fique inteira, é necessário se atentar na panela que utilizará para fazê-la. O ideal é usar uma frigideira antiaderente, pois ela será muito importante na hora de moldar a mistura de ovos.

  • 2- A qualidade dos ovos é essencial

No momento de fazer a omelete, use de 2 a 3 ovos por pessoa. Isso vai ajudar na saciedade e também na apresentação do prato. Um dica importante é quebrar os ovos com calma em um recipiente e em seguida temperá-los com o sol e a pimenta-do-reino branca, mexendo suavemente até que os temperos sejam incorporados.

  • 3- Não economize na manteiga

A manteiga é um ingrediente indispensável no preparo de uma boa omelete, pois é ela que trará a gordura necessária para que a receita fique molhadinha e macia. Coloque bastante manteiga na panela e deixe-a derreter em fogo baixo. Se atente para que ela não mude de cor ou queime.

6 dicas para fazer a Omelete perfeita em casa
(Reprodução, Pinterest)
  • 4- De olho no fogão

Para saber se a frigideira está pronta para receber os ovos, coloque a mão rente (cuidado para não se queimar!) ao refratário, e se sentir um bafo quente vindo do mesmo, é hora de começar o preparo da omelete.

  • 5- Cuidado ao mexer a mistura

Em um dos passos anteriores, ensinamos a como temperar a omelete clássica: pimenta-do-reino e sal. Porém, para mexer, dispense o uso do garfo ou do fouet. Com o auxílio de uma colher pequena, bata levemente os ovos e os temperos, apenas o suficiente para que a gema e a clara se unam. Nesta etapa, não se pode criar espume ou quebrar a liga da clara.

  • 6- Como fritar

Despeje os ovos na frigideira e comece a mexê-la de vez em quando, fazendo movimentos circulares. Depois, acrescente as ervas e com a ajuda de uma colher de pau, puxe os ovos já cozidos para a beirada e deixe a mistura crua em contato com a frigideira para que ela cozinhe. Volte a mexer a frigideira e repita o processo.

Quando a omelete ficar consistente, pare de separar a mistura e se necessário, ajuste o sal e a pimenta. Incline a frigideira e junte os ovos na borda da panela, aproveitando a curva para moldá-la. Retire a omelete do fogo, coloque em um prato e passe um pouco de manteiga por cima para que fique brilhante.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax