O inverno traz aquele clima perfeito para preparar várias receitas. Algumas delas são quase um abraço e aquecem a alma.  Em períodos de , se aventurar na cozinha pode ser uma ótima distração para quem está mais tempo em casa, além de ser um importante hábito para quem quer melhorar a alimentação e fugir dos industrializados e comidas prontas que não fazem bem à saúde.

Para te inspirar nesta jornada, separamos dicas de receitas perfeitas para preparar no inverno. Com o forno quentinho você perfuma e aquece a casa toda com vários aromas.

 

Sopa é janta sim!   

Os caldos e sopas são ótimas opções para espantar o friozinho. A nutricionista Bruna Janaína da Silva já disse em entrevista ao nosso portal que a primeira dica ao fazer essas preparações é a substituição de caldos industrializados por caseiros, com alimentos e temperos naturais.

Compartilhamos abaixo a de palmito com alho poró que irá fazer sucesso com toda a família.

Ingredientes:

1 palmito pupunha fresco

½ xícara de chá de alho poró

1 cebola branca

2 dentes de alho

Sal a gosto

2 colheres de sopa de azeite.

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue a cebola branca com o alho no azeite, acrescente o palmito e o sal. Mexa um pouco e acrescente a água. Deixe cozinhar até o palmito amolecer bem, no ponto de bater no liquidificador. Bata no liquidificador, acrescentando água aos poucos até ficar na consistência desejada. Faça um refogado de azeite com alho poró e transfira a sopa para esse refogado. Mexa por uns instantes e desligue o fogo. Enfeite a sopa com cebolinha picada.

 

Chocolate quente

Este clássico tem uma versão perfeita da chef e apresentadora Rita Lobo. Confira!

½ xícara (chá) de chocolate amargo picado (cerca de 70 g)

½ xícara (chá) de leite

½ xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de preparo:

  1. Numa panela pequena, coloque o leite, o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo com um batedor de arame para dissolver o chocolate.
  2. Assim que ferver, abaixe o fogo e continue mexendo com o batedor de arame por cerca de 10 minutos, até engrossar e ficar mais escuro. Desligue o fogo. Sirva a seguir.

 

Pizza

Pizza é tudo de bom né? Se você assar em um forno a lenha o resultado fica perfeito, ressaltando o sabor dos ingredientes como a de profissionais. Compartilhamos uma receita de massa do Rodrigo Hilbert e você pode variar no recheio.

400g de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de óleo

200ml de água morna

30g de fermento

Sal

Pimenta-do-reino

1 ovo.

Modo de Preparo:

Coloque a farinha na mesa.

Acrescente óleo, água, fermento, sal, ovo e pimenta, e misture bastante usando um garfo.

A quantidade de farinha e água vai depender do ponto da massa.

Faça um bolinho e deixe descansar, por 30 minutos, para crescer.

Em seguida, estique bem a massa, fazendo uma rodela e leve ao forno para pré-assar e retire do forno.